Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/38838
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorLima, Maria Socorro Lucena-
dc.contributor.authorHolanda, Patrícia Helena Carvalho-
dc.contributor.authorLucena, Ana Lourdes-
dc.date.accessioned2019-01-17T14:07:53Z-
dc.date.available2019-01-17T14:07:53Z-
dc.date.issued2005-
dc.identifier.citationLIMA, Maria Socorro Lucena; HOLANDA, Patrícia Helena Carvalho; LUCENA, Ana Lourdes. Avaliação formativa: uma proposta possível? Um discurso pedagógico a mais? In: CONGRESSO INTERNACIONAL EM AVALIAÇÃO EDUCACIONAL, 2., 17 a 19 nov. 2005, Fortaleza (CE). Anais... Fortaleza (CE): UFC/FACED/NAVE, 2005.pt_BR
dc.identifier.isbn85-7485-091-8-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/38838-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectProcesso ensino aprendizagempt_BR
dc.subjectAvaliação da aprendizagempt_BR
dc.titleAvaliação formativa: uma proposta possível? Um discurso pedagógico a mais?pt_BR
dc.typeArtigo de Eventopt_BR
dc.description.abstract-ptbrAs propostas de melhoria do processo ensino-aprendizagem incluem a avaliação e por conta disso as idéias inovadoras são apresentadas, algumas, apresentando técnicas avaliativas, outras, como estratégia pedagógica. Críticas ao modelo anterior tradicional ou tecnicista, a professores que massacram seus alunos com provas e argüições, incluindo nomenclatura nova e muitas vezes acompanhadas de referencial teórico da Psicologia, da Sociologia ou da Filosofia são comuns quando o assunto é avaliação da aprendizagem. Avaliação construtivista, avaliação emancipatória, avaliação mediadora, emancipatória, dialógica, integradora, democrática, participativa, formativa, entre outras, aparecem no discurso pedagógico, cada uma com suas propostas, limites e possibilidades. Isso mostra que avaliação escolar é uma tarefa didática necessária ao trabalho docente, mas para compreendê-la é preciso ir além dos limites da sala de aula. A avaliação é também uma atividade de reflexão sobre a realidade dos alunos dos professores e da escola. Na dimensão da boa qualidade do trabalho escolar como um todo, que as dificuldades e as possibilidades de reorientação do processo de ensinar e de aprender se fazem necessários.[...]pt_BR
Aparece nas coleções:PPGEB - Trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2005_eve_mslucenalima.pdf134,79 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.