Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/38838
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Lima, Maria Socorro Lucena | - |
dc.contributor.author | Holanda, Patrícia Helena Carvalho | - |
dc.contributor.author | Lucena, Ana Lourdes | - |
dc.date.accessioned | 2019-01-17T14:07:53Z | - |
dc.date.available | 2019-01-17T14:07:53Z | - |
dc.date.issued | 2005 | - |
dc.identifier.citation | LIMA, Maria Socorro Lucena; HOLANDA, Patrícia Helena Carvalho; LUCENA, Ana Lourdes. Avaliação formativa: uma proposta possível? Um discurso pedagógico a mais? In: CONGRESSO INTERNACIONAL EM AVALIAÇÃO EDUCACIONAL, 2., 17 a 19 nov. 2005, Fortaleza (CE). Anais... Fortaleza (CE): UFC/FACED/NAVE, 2005. | pt_BR |
dc.identifier.isbn | 85-7485-091-8 | - |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/38838 | - |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Processo ensino aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Avaliação da aprendizagem | pt_BR |
dc.title | Avaliação formativa: uma proposta possível? Um discurso pedagógico a mais? | pt_BR |
dc.type | Artigo de Evento | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | As propostas de melhoria do processo ensino-aprendizagem incluem a avaliação e por conta disso as idéias inovadoras são apresentadas, algumas, apresentando técnicas avaliativas, outras, como estratégia pedagógica. Críticas ao modelo anterior tradicional ou tecnicista, a professores que massacram seus alunos com provas e argüições, incluindo nomenclatura nova e muitas vezes acompanhadas de referencial teórico da Psicologia, da Sociologia ou da Filosofia são comuns quando o assunto é avaliação da aprendizagem. Avaliação construtivista, avaliação emancipatória, avaliação mediadora, emancipatória, dialógica, integradora, democrática, participativa, formativa, entre outras, aparecem no discurso pedagógico, cada uma com suas propostas, limites e possibilidades. Isso mostra que avaliação escolar é uma tarefa didática necessária ao trabalho docente, mas para compreendê-la é preciso ir além dos limites da sala de aula. A avaliação é também uma atividade de reflexão sobre a realidade dos alunos dos professores e da escola. Na dimensão da boa qualidade do trabalho escolar como um todo, que as dificuldades e as possibilidades de reorientação do processo de ensinar e de aprender se fazem necessários.[...] | pt_BR |
Aparece nas coleções: | PPGEB - Trabalhos apresentados em eventos |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2005_eve_mslucenalima.pdf | 134,79 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.