Please use this identifier to cite or link to this item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/38836
Type: | Artigo de Evento |
Title: | Construção e validação de Uma Escala de Opinião para avaliação da ação docente de professores de Educação Física |
Authors: | Soares, Edson Silva Trompieri Filho, Nicolino |
Keywords: | Conhecimento acadêmico;Prática profissional |
Issue Date: | 2005 |
Citation: | SOARES, Edson Silva; TROMPIERI FILHO, Nicolino. Construção e validação de Uma Escala de Opinião para avaliação da ação docente de professores de Educação Física. In: CONGRESSO INTERNACIONAL EM AVALIAÇÃO EDUCACIONAL, 2., 17 a 19 nov. 2005, Fortaleza (CE). Anais... Fortaleza (CE): UFC/FACED/NAVE, 2005. |
Abstract in Brazilian Portuguese: | A importância da inter-relação conhecimento acadêmico e prática profissional (práxis) é um tema bastante polêmico no campo da docência em Educação Física. Alguns professores da área relatam que o seu conhecimento sobre a prática docente foram construídos apenas pela ação de ministrar aulas, desmerecendo a necessidade de dominar a teoria. Fato parecido ocorre com os acadêmicos dos cursos de Educação Física que, sobre os conhecimentos teóricos, relatam serem estes distantes da realidade e de difícil aplicabilidade. Porém, outros profissionais revelam que ocorreu uma mudança e melhoria de suas intervenções práticas depois de terem acesso ao conhecimento acadêmico (que engloba o conhecimento específico da área e o conhecimento didático) e que este é fundamental como guia de suas ações. Assim, considerando sua importância, o objetivo do trabalho é situar a posição dos alunos que cursam as instituições de ensino superior em Educação Física, em Fortaleza, em relação à valorização dos saberes da formação docente.[...] |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/38836 |
ISBN: | 85-7485-091-8 |
Appears in Collections: | PPGEB - Trabalhos apresentados em eventos |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
2005_eve_esilvasoares.pdf | 111,22 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.