Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/38829
Tipo: Artigo de Evento
Título : Avaliação da prática docente numa perspectiva política profissional: CMAE em tempo de greve
Autor : Pontes, Maria Gilvanise de Oliveira
Silva, Francisco José Pereira da
Pontes, Mércia de Oliveira
França, Tânia Maria de Sousa
Leitão, Vânia Alexandrino
Palabras clave : Movimento grevista;Ensino superior
Fecha de publicación : 2005
Citación : PONTES, Maria Gilvanise de Oliveira; SILVA, Francisco José Pereira da; PONTES, Mércia de Oliveira; FRANÇA, Tânia Maria de Sousa, LEITÃO, Vânia Alexandrino. Avaliação da prática docente numa perspectiva política profissional: CMAE em tempo de greve. In: CONGRESSO INTERNACIONAL EM AVALIAÇÃO EDUCACIONAL, 2., 17 a 19 nov. 2005, Fortaleza (CE). Anais... Fortaleza (CE): UFC/FACED/NAVE, 2005.
Resumen en portugués brasileño: Refletir sobre o engajamento temporário do curso de Mestrado Acadêmico em Educação (CMAE) da UECE, em adesão ao movimento grevista desencadeado no semestre 2005.1, tornou-se um desafio. O movimento grevista que usou como slogan “Parar para não parar” propiciou a discussão de temáticas relacionadas à importância da compreensão da greve no campo da educação enquanto formação humana e, mais especificamente, no da formação docente, delineando-se assim a relevância deste estudo. Questionamentos iniciais foram levantados: O Mestrado Acadêmico em Educação é uma atividade essencial ao funcionamento da UECE? Quais as suas condições de funcionamento? Qual o envolvimento do CMAE na definição da pauta de reivindicações? Qual a participação de seus professores para a afirmação da categoria professor universitário? Qual o sentimento dos professores do mestrado e como estes se posicionam? Esta greve pode contribuir para a formação docente? Quais aspectos da não adesão de professores do mestrado à greve implicam diretamente na formação docente? Compreender pois, o posicionamento do CMAE no contexto da greve, movimento iniciado pelos estudantes da graduação na quase totalidade de seus cursos e, posteriormente, a ele aderindo seus professores, traduz-se no objetivo geral deste trabalho.[...]
URI : http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/38829
ISBN : 85-7485-091-8
Aparece en las colecciones: PPGEB - Trabalhos apresentados em eventos

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
2005_eve_mgopontes.pdf178,46 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.