Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/38813
Tipo: | Artigo de Evento |
Título : | Os significados construídos ao problema solucionável |
Autor : | Machado, Rosélia Costa de Castro Moreira, Rui Verlaine Oliveira |
Palabras clave : | Ensino da matemática;Geometria como ciência;Grandezas matemáticas |
Fecha de publicación : | 2005 |
Citación : | MACHADO, Rosélia Costa de Castro; MOREIRA, Rui Verlaine Oliveira. Os significados construídos ao problema solucionável. In: CONGRESSO INTERNACIONAL EM AVALIAÇÃO EDUCACIONAL, 2., 17 a 19 nov. 2005, Fortaleza (CE). Anais... Fortaleza (CE): UFC/FACED/NAVE, 2005. |
Resumen en portugués brasileño: | A Matemática lida com coisas imutáveis, com capacidade apenas de produzir princípios concernentes às relações estabelecidas. A Geometria é definida como a ciência das grandezas contínuas, e a Aritmética é definida como a ciência das grandezas descontínuas. As duas grandezas são produtos das atividades medidoras do ser humano, encontradas na experiência a partir de diferentes sistemas de mediação para atender aos nossos propósitos. A Matemática é uniforme nas diferentes culturas, embora existam diferentes sistemas numéricos, unidades de medida e resolução de problemas; os resultados das operações apresentam uma notável concordância. Entretanto, a limitação da Matemática não permite prover a [...] compreensão das naturezas, ou dos princípios da mudança das coisas individuais, dos princípios causais que regem o universo (TILES, 2002, p. 331-333). [...] |
URI : | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/38813 |
ISBN : | 85-7485-091-8 |
Aparece en las colecciones: | PPGEB - Trabalhos apresentados em eventos |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
2005_eve_rccmachado.pdf | 310,1 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.