Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/38761
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorAndrade, Lisieux Marie Marinho dos Santos-
dc.contributor.authorAlmeida, Francisco Antonio Ferreira de-
dc.date.accessioned2019-01-09T17:12:47Z-
dc.date.available2019-01-09T17:12:47Z-
dc.date.issued2018-
dc.identifier.citationALMEIDA, Francisco Antonio Ferreira de.Uma abordagem GGVNS aplicada a resolução do problema de roteamento de veículos com coleta e entrega simultânea. 2018. 61 f. TCC- (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade Federal do Ceará, Campus de Crateús, Crateús, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/38761-
dc.description.abstractIn the scenario of the processes of pickup and delivery simultaneous of products and people, a major industrial concern is the establishment of the minimum use of resources and the total distance traveled by the vehicles. In the area of Computational Optimization, surveys classify this scenario as a Vehicle Routing Problem with Simultaneous Pickup and Delivery (VRPSPD). Given the complexity of solving this problem and the need to obtain better results than existent in the literature, this work proposes the use of a hybrid heuristic strategy composed by Greedy Adaptive Randomized Search Procedure + Variable Neighborhood Search + Variable Neighborhood Descent (GGVNS). The algorithm was tested in consecrated instances in the literature and proved to be efficient for most of these.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectOtimização Computacional.pt_BR
dc.subjectProblema de Roteamento de Veículos com Coleta e Entrega Simultânea.pt_BR
dc.subjectGreedy Randomized Adaptive Search Procedure.pt_BR
dc.subjectVariable Neighborhood Search.pt_BR
dc.titleUma abordagem GGVNS aplicada a resolução do problema de roteamento de veículos com coleta e entrega simultânea.pt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.description.abstract-ptbrNo cenário dos processos de coleta e entrega simultânea de produtos e pessoas, uma grande preocupação industrial é o estabelecimento do uso mínimo de recursos e da distância total percorrida pelos veículos. Na área da Otimização Computacional, pesquisas classificam o referido cenário como um Problema de Roteamento de Veículos com Coleta e Entrega Simultânea (PRVCES). Dada a complexidade de resolução deste problema e a necessidade de obter resultados melhores do que os existentes na literatura, este trabalho propõe o uso de uma estratégia híbrida heurística composta por Greedy Adaptive Randomized Search Procedure + Variable Neighborhood Search + Variable Neighborhood Descent(GGVNS). O algoritmo foi testado em instâncias consagradas na literatura e se mostrou eficiente para a maioria destas.pt_BR
Aparece nas coleções:CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO - CRATEÚS - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2018_tcc_FAntonio.pdf1,3 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.