Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/38579
Tipo: Artigo de Evento
Título: A criança portadora de necessidades especiais: uma avaliação do aprendizado sob a luz de Vygtosky
Autor(es): Cunha, Francisco Roberto Brito
Catrib, Ana Maria Fontenelle
Chagas, Daniel Almeida
Nobre, Maria Jeovaneide Ferreira
Palavras-chave: Avaliação do aprendizado;Criança portadora de necessidades especiais;Vygotsky
Data do documento: 2010
Instituição/Editor/Publicador: V Congresso Internacional em Avaliação Educacional
Citação: CUNHA, Francisco Roberto Brito; CATRIB, Ana Maria Fontenelle; CHAGAS, Daniel Almeida; NOBRE, Maria Jeovaneide Ferreira. A criança portadora de necessidades especiais: uma avaliação do aprendizado sob a luz de Vygtosky. In: CONGRESSO INTERNACIONAL EM AVALIAÇÃO EDUCACIONAL, 5., Fortaleza, 4-6 nov. 2010. Anais... Fortaleza: Imprece, 2010. p. 2585-2590.
Resumo: Existem duas grandes vertentes na psicologia que explicam a aquisição da linguagem: uma delas defende que a linguagem nasce conosco; outra, que a linguagem é aprendida pela interação com meio. Para Vygotsky(1998b) linguagem é considerada como instrumento primordial para viabilizar a comunicação, a vida em sociedade. Sem a linguagem o ser humano não é social, nem histórico, nem cultural. Ele defende que a função primordial da fala é a comunicação e sua utilidade é o intercâmbio social. E para se ter uma verdadeira comunicação deve haver um significado e é no significado da palavra que o pensamento e a fala se unem em forma de pensamento verbal. Logo faz-se necessário a utilização dos signos compartilhados e compreensíveis às outras pessoas que traduzem as idéias e pensamentos produzidos nas trocas sociais. A partir do exposto objetivamos a compreender a diferença de aprendizagem de uma criança portadora de necessidades especiais auditivas na sala de aula regular do Ensino Fundamental I e no atendimento educacional especializado em uma Escola Ensino Fundamental da cidade de Ibicuitinga — Ce. A referida escola adota o regime de hora aula e as suas atividades pedagógicas são realizadas a partir de um rodízio de professores polivalentes. [...]
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/38579
ISBN: 85 7485 099 3
Aparece nas coleções:PPGEB - Trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2010_eve_frbcunhaamfcatrib.pdf1,01 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.