Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/38542
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorLima Filho, Francisco Geraldo de Magela-
dc.date.accessioned2018-12-27T15:17:14Z-
dc.date.available2018-12-27T15:17:14Z-
dc.date.issued2018-
dc.identifier.citationLIMA FILHO, Francisco Geraldo de Magela. Notas sobre o papel (e o lugar) do crítico teatral. Passagens: Revista do Programa de Pós-graduação em Comunicação da UFC, Fortaleza (CE), v. 9, n. 1, p. 50-58, 2018.pt_BR
dc.identifier.issn2179-9938-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/38542-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherPassagens - Revista do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da UFCpt_BR
dc.subjectCrítica teatralpt_BR
dc.subjectJornalismo culturalpt_BR
dc.subjectTeatro brasileiropt_BR
dc.titleNotas sobre o papel (e o lugar) do crítico teatralpt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.description.abstract-ptbrCom uma trajetória das mais longevas no jornalismo cultural no Brasil, a carioca Bárbara Heliodora notabilizou-se como uma das mais importantes críticas de arte do país. Neste artigo, sua inserção no panorama teatral brasileiro é discutida, tendo como referência a publicação de A função da crítica, livro publicado um ano antes de sua morte. No título, ela reafirma antigas convicções e introduz novos valores e conceitos para fundamentar o exercício da crítica. Com base em autores como Pierre Bourdieu, Cláudia Braga e Marcia Cecília Garcia, dentre outros, o limite entre os campos do jornalismo e da arte são analisados, propondo um reposicionamento da atividade de crítico, considerando a crítica, assim, seria mero recurso estratégico para o jornalista se posicionar no campo das artes.pt_BR
Aparece nas coleções:PPGCOM - Artigos publicados em revistas científicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2018_art_fgmlimafilho.pdf799,08 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.