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dc.contributor.authorPalumbo, Matteo Angelo-
dc.date.accessioned2018-12-26T18:40:05Z-
dc.date.available2018-12-26T18:40:05Z-
dc.date.issued2018-
dc.identifier.citationPALUMBO, Matteo Angelo. Corpos nus e corpos vestidos: Tasso e a Idade de Ouro. Revista Entrelaces, Fortaleza, v. 1, n. 12, p. 296-309, abr./jun. 2018.pt_BR
dc.identifier.issn1980-4571-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/38471-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherRevista Entrelacespt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectCorpopt_BR
dc.subjectNudezpt_BR
dc.subjectPecadopt_BR
dc.titleCorpos nus e corpos vestidos: Tasso e a Idade de Ouropt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.description.abstract-ptbrO escritor italiano Torquato Tasso confere uma importância enorme à Idade do Ouro. A peça Aminta comemora aquela época, valorizando daquele tempo feliz principalmente a nudez dos corpos. Tal tema, porém, na produção de Tasso apresenta uma configuração extremamente articulada. No poema Jerusalém Libertada, que foi composto posteriormente a Aminta, o ponto de vista muda completamente: a nudez é expressão do mal. O Cristianismo ocupa completamente na Jerusalém Libertada o espaço da representação e constitui a única forma de civilidade. Não pode haver um precedente, ainda que remoto como a Idade do Ouro, cheio de lisonjas ameaçadoras e carregadas de uma perigosa verdade natural, nem pode haver uma alternativa para suas leis e para sua antropologia, o que poderia ser proposto pelos hábitos dos povos selvagens. Por isso não deve surpreender que a Idade do Ouro na Jerusalém Libertada seja retratada apenas em termos de uma crença fantástica, de uma opinião arbitrária e inconsciente, que pertencia aos homens antigos.pt_BR
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