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dc.contributor.authorCarneiro, Raimundo Fábio Gomes-
dc.date.accessioned2018-12-26T18:21:17Z-
dc.date.available2018-12-26T18:21:17Z-
dc.date.issued2018-
dc.identifier.citationCARNEIRO, Raimundo Fábio Gomes. Avalovara e o Neobarroco como estética de contestação latino-americana. Revista Entrelaces, Fortaleza, v. 1, n. 12, p. 195-211, abr./jun. 2018.pt_BR
dc.identifier.issn1980-4571-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/38461-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherRevista Entrelacespt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectBarrocopt_BR
dc.subjectNeobarrocopt_BR
dc.subjectAmérica-Latinapt_BR
dc.titleAvalovara e o Neobarroco como estética de contestação latino-americanapt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.description.abstract-ptbrEste artigo analisa a apropriação de um estilo de escrita neobarroco por parte do escritor pernambucano Osman Lins, bem como alguns desdobramentos dessa escolha estética feita em sua obra Avalovara (1973). Como aparato teórico, buscamos apoio principalmente na análise de Irlemar Chiampi sobre a apropriação e ressignificação da estética barroca por autores latino-americanos do século XX, em Barroco e Modernidade (1998) e O Realismo maravilhoso (2012). A partir da observação de que Avalovara apresenta um grau de complexidade em sua leitura e ao mesmo tempo uma variação imensa de recursos estilísticos e conceituais que fazem de seu texto uma construção contestadora não só do modo usual e “clássico” de narrar, mas de toda uma série de modelos de interpretação do mundo impostos de fora aos países latino-americanos, procuramos demonstrar que a obra pode ser analisada, segundo a tese de Chiampi, como representante do modo de contestação que os neobarrocos fazem à lógica utilitária dos sistemas de ideias regentes da sociedade ocidental.pt_BR
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