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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorBylaardt, Cid Ottoni-
dc.date.accessioned2018-12-26T18:07:34Z-
dc.date.available2018-12-26T18:07:34Z-
dc.date.issued2018-
dc.identifier.citationBYLAARDT, Cid Ottoni. O barroco e seu diálogo com a contemporaneidade. Revista Entrelaces, Fortaleza, v. 1, n. 12, p. 162-171, abr./jun. 2018pt_BR
dc.identifier.issn1980-4571-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/38456-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherRevista Entrelacespt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectBarrocopt_BR
dc.subjectVertigempt_BR
dc.subjectDesmesurapt_BR
dc.titleO barroco e seu diálogo com a contemporaneidade.pt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.description.abstract-ptbrSem se prender aos enunciados que nossa cultura proferiu sobre o Barroco, seu estilo, sua estética, seus traços históricos, sua relação com a sociedade colonial, no caso brasileiro, este texto pretende relacionar o caráter inquietante e inabitual dessa tendência dos seiscentos e setecentos aos movimentos da arte contemporânea. Talvez o barroco seja realmente desorganizado, exibicionista, irregular, ridículo, conforme o estigmatizou a codificação do bom-gosto, mas certamente seu caráter sedutor provém dessa estética do exagero e do desperdício, dessa linguagem que se compraz no suplemento, na demasia, no escamoteamento do objetivo, em detrimento da palavra comunicativa, econômica, austera. O diálogo da arte contemporânea com o barroco tem a ver com a ideia de vertigem, de desmesura, de trompe l’oeil, que faz das manifestações artísticas atuais, em grande parte, algo fora dos programas, dos projetos, das metanarrativas da metafísica ocidental. É nesse sentido que falamos de um olhar barroco, uma escuta barroca, um pensar barroco, um sentir barroco, afinal.pt_BR
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