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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/38456
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Bylaardt, Cid Ottoni | - |
dc.date.accessioned | 2018-12-26T18:07:34Z | - |
dc.date.available | 2018-12-26T18:07:34Z | - |
dc.date.issued | 2018 | - |
dc.identifier.citation | BYLAARDT, Cid Ottoni. O barroco e seu diálogo com a contemporaneidade. Revista Entrelaces, Fortaleza, v. 1, n. 12, p. 162-171, abr./jun. 2018 | pt_BR |
dc.identifier.issn | 1980-4571 | - |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/38456 | - |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Revista Entrelaces | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Barroco | pt_BR |
dc.subject | Vertigem | pt_BR |
dc.subject | Desmesura | pt_BR |
dc.title | O barroco e seu diálogo com a contemporaneidade. | pt_BR |
dc.type | Artigo de Periódico | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | Sem se prender aos enunciados que nossa cultura proferiu sobre o Barroco, seu estilo, sua estética, seus traços históricos, sua relação com a sociedade colonial, no caso brasileiro, este texto pretende relacionar o caráter inquietante e inabitual dessa tendência dos seiscentos e setecentos aos movimentos da arte contemporânea. Talvez o barroco seja realmente desorganizado, exibicionista, irregular, ridículo, conforme o estigmatizou a codificação do bom-gosto, mas certamente seu caráter sedutor provém dessa estética do exagero e do desperdício, dessa linguagem que se compraz no suplemento, na demasia, no escamoteamento do objetivo, em detrimento da palavra comunicativa, econômica, austera. O diálogo da arte contemporânea com o barroco tem a ver com a ideia de vertigem, de desmesura, de trompe l’oeil, que faz das manifestações artísticas atuais, em grande parte, algo fora dos programas, dos projetos, das metanarrativas da metafísica ocidental. É nesse sentido que falamos de um olhar barroco, uma escuta barroca, um pensar barroco, um sentir barroco, afinal. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | PPGLE - Artigos publicados em revistas científicas |
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