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Tipo: Artigo de Periódico
Título: O protagonismo da educação escolar indígena com o povo Kanindé de Aratuba-CE
Título em inglês: The protagonism of indigenous school education with the Kanindé people of Aratuba-CE
Autor(es): Franco, Roberto Kennedy Gomes
Lima, Francisco Wallison Batista de
Palavras-chave: Protagonismo;História da Educação;Indígenas
Data do documento: 2018
Instituição/Editor/Publicador: Revista LABOR
Citação: FRANCO, Roberto Kennedy Gomes; LIMA, Francisco Wallison Batista de. O protagonismo da educação escolar indígena com o povo Kanindé de Aratuba-CE. Revista LABOR, Fortaleza, v. 1, n. 19, p. 97-115, jan./jun. 2018.
Resumo: Esse artigo sobre o protagonismo da educação escolar indígena com o Povo Kanindé de Aratuba/CE é desdobramento de nossa experiência com dois projetos de iniciação científica PIBIC/FUNCAP e PIBIC/UNLAB, realizado entre os anos de 2015 e 2017, nos quais, dialeticamente, analisamos as histórias da educação escolar indígena no Ceará como lugar de ancestralidade, interculturalidade e resistência étnica. A investigação se processa no âmbito do debate teórico-metodológico desenvolvido pelo campo interdisciplinar da História da Educação, ampliando sujeitos, temas e objetos. Metodologicamente, nos situamos na zona de interseção de fontes (orais, escritas e audiovisuais). Entretanto, o foco central são as narrativas do trabalho educativo desenvolvido pelos docentes e lideranças indígenas do Povo Kanindé de Aratuba/CE. Historicamente, a educação escolar indígena diferenciada, focada no respeito aos saberes ancestrais desses povos, tendo o bilinguismo, a interculturalidade e a especificidade enquanto sustentáculos essenciais do trabalho educativo, é fruto da luta e resistência dos movimentos sociais organizados dos povos indígenas. Estrategicamente, esta consciência étnica se faz na luta pela terra expropriada, que remonta ao processo brutal de genocídio e etnocídio em nome da fé e da ganância mercantilista colonial em diante, pela identidade negada, mas não apenas, este fazer-se, desigual e combinado, evidencia-se também como território de descolonização da educação escolar indígena, estabelecida por ampla legislação educacional pós-1988, com a Constituição.
Abstract: This article on the role of indigenous school education with the Kanindé of Aratuba / CE People is a reflection of our experience with two scientific initiation projects PIBIC / FUNCAP and PIBIC / UNLAB, carried out between 2015 and 2017, in which, dialectically, we analyze the stories of indigenous school education in Ceará as a place of ancestry, interculturality and ethnic resistance. The research is carried out within the framework of the theoretical-methodological debate developed by the interdisciplinary field of the History of Education, expanding subjects, themes and objects. Methodologically, we are located in the intersection zone of sources (oral, written and audiovisual). However, the central focus is the narratives of the educational work developed by the teachers and indigenous leaders of the Kanindé People of Aratuba/CE. Historically, differentiated indigenous school education, focused on respect for the ancestral knowledge of these peoples, having bilingualism, interculturality and specificity as essential supporters of educational work, is the fruit of the struggle and resistance of the organized social movements of indigenous peoples. Strategically, this ethnic consciousness is made in the struggle for expropriated land, which goes back to the brutal process of genocide and ethnocide in the name of faith and colonial mercantilist greed onwards, for the identity denied, but not only, this becoming, unequal and combined , is also evidenced as the territory of decolonization of indigenous school education, established by extensive educational legislation post-1988, with the Constitution.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/38415
ISSN: 1983-5000
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:PPGEB - Artigos publicados em revistas científicas

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