Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/38412
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorBezerra, Tânia Serra Azul Machado-
dc.contributor.authorGonzalez, Pedro Francisco-
dc.contributor.authorTrindade, Rui-
dc.date.accessioned2018-12-26T14:26:23Z-
dc.date.available2018-12-26T14:26:23Z-
dc.date.issued2018-
dc.identifier.citationBEZERRA, Tânia Serra Azul Machado; GONZALEZ, Pedro Francisco; TRINDADE, Rui. MEM/Portugal sentidos e significados de uma (auto)formação cooperada entre professores. Revista LABOR, Fortaleza, v. 1, n. 19, p. 63-74, jan./jun. 2018.pt_BR
dc.identifier.issn1983-5000-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/38412-
dc.description.abstractThis text is a result of research carried out in the postdoctoral studies in Educational Sciences of the University of Porto and, intends to demonstrate, teacher experiences that relate the categories Integral Training, Cooperative Learning, Innovation / Pedagogical Differentiation and School, supported by experiences of teachers of the MEM / Portugal. The objective is to discuss and analyze, based on the pedagogical actions mentioned, the process that constitutes a human formation that reflects the subjects in their integrality, autonomy and emancipation. It also aims to understand everyday pedagogical actions and relationships that shape a teaching culture of (re) invention of the school from contexts of innovation. Methodologically, this is a qualitative research based on dialogical analysis in which oral and written sources have been associated, in the sense of moving from the specific to the general, that is, from the particularities of the object to the comprehension of a complex whole, which are the categories School and Teaching, in the experience of a proposal of education that subverts the logic of instrumentalism and technicalism. In concluding hypotheses, they mean dense contact with another approach to the school institution under a bias of rupture with the normative and positivist tendency. Finally, the aim is to broaden the scope of debates and theoretical and practical insights about teaching and the School as a place / time for science / research and the possibility of contributing to the production of new meanings / social meanings.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherRevista LABORpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEscolapt_BR
dc.subjectMEMpt_BR
dc.subjectDocênciapt_BR
dc.subjectInovaçãopt_BR
dc.titleMEM/Portugal sentidos e significados de uma (auto)formação cooperada entre professorespt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.description.abstract-ptbrEste texto constitui resultado de investigação vivenciada no pós-doutoramento em Ciências da Educação da Universidade do Porto e, intenciona demonstrar, vivências docentes que relacionam as categorias Formação Integral, Aprendizagem Cooperativa, Inovação/Diferenciação Pedagógica e Escola, com amparo em experiências de professores do MEM/Portugal. Objetiva-se debater e analisar, com base nas ações pedagógicas mencionadas, o processo constituidor de uma formação humana que reflete os sujeitos em sua integralidade, autonomia e emancipação. Também se objetiva compreender ações e relações pedagógicas cotidianas que configuram uma cultura docente de (re)invenção da escola a partir de contextos de inovação. Metodologicamente, trata-se de uma pesquisa qualitativa pautada em análises dialógicas em que foram associadas fontes orais e escritas, no sentido de movimentar-se do específico ao geral, ou seja, das particularidades do objeto para a compreensão de um todo complexo, que são as categorias Escola e Docência, em vivência de uma proposta de educação que subverte a lógica do instrumentalismo e tecnicismo. Em hipóteses conclusivas, significam contato denso com outra abordagem à instituição escola sob um viés de ruptura com a tendência normativa e positivista. Isto se coloca, finalmente, no sentido de ampliar espaços de debates e aprofundamentos teóricos e práticos acerca do magistério e da Escola como lugar/tempo de ciência/pesquisa e possibilidade de contribuir com a produção de novos sentidos/significados sociais.pt_BR
dc.title.enSchool and education as spaces of (re) social significance: (re) readings from MEM/Portugalpt_BR
Aparece nas coleções:PPGEB - Artigos publicados em revistas científicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2018_art_tsambezerrapfgonzalez.pdf166,62 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.