Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/38384
Registro completo de metadatos
Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Freire, Patrícia Lima | - |
dc.contributor.author | Matos, Camila Saraiva de | - |
dc.contributor.author | Vasconcelos, José Gerardo | - |
dc.date.accessioned | 2018-12-26T12:25:49Z | - |
dc.date.available | 2018-12-26T12:25:49Z | - |
dc.date.issued | 2018 | - |
dc.identifier.citation | FREIRE, Patrícia Lima; MATOS, Camila Saraiva de; VASCONCELOS, José Gerardo. Valentina: uma educadora infame no contexto da cultura de rua. In: XAVIER, Antônio Roberto; FERREIRA, Tereza Maria da Silva; MATOS,Camila Saraiva de (Orgs.) Pesquisas educacionais: abordagens teórico metodológicas. Fortaleza: EdUECE, 2018. p. 231-245. | pt_BR |
dc.identifier.isbn | 978-85-7826-602-8 | - |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/38384 | - |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | População em situação de rua | pt_BR |
dc.subject | Educador Social | pt_BR |
dc.subject | População Marginalizada - contexto da educação | pt_BR |
dc.subject | Pedagogia social | pt_BR |
dc.subject | Sociologia da Educação | pt_BR |
dc.subject | Prática Social | pt_BR |
dc.subject | Educação de Jovens e Adultos | pt_BR |
dc.subject | População Marginalizada - Fortaleza(CE) | pt_BR |
dc.title | Valentina: uma educadora infame no contexto da cultura de rua | pt_BR |
dc.type | Capítulo de Livro | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | O presente trabalho pretende registrar as práticas educativas informais e as estratégias de sobrevivência desenvolvidas por pessoas como Valentina no contexto da população em situação de rua. Tomando como referência as vivências e histórias infames da biografada que, ao longo dos anos, usa as ruas do Centro de Fortaleza como lugar de moradia, construindo códigos morais e estratégias de sobrevivência e socialização com os demais “indivíduos que por ali circulam numa ciranda de alternativas precárias.” (VIEIRA, 1992). A metodologia adotada seguiu os critérios de uma abordagem qualitativa, utilizamos técnicas de observação direta, entrevista semiestruturada e análise de narrativas colhidas por meio da história oral. Nesse artigo, trouxemos à tona retalhos da história de vida de uma educadora infame que consegue desenvolver práticas educativas no submundo do Centro de Fortaleza. No entanto, apresentaremos o perfil da população em situação de rua como forma de situar a discussão em torno dos processos educativos em meio as situações mais hostis que um ser humano é capaz de enfrentar, só para garantir o seu existir. | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | PPGEB - Capítulos de livro |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
2018_capliv_freirematosvasconcelos.pdf | 120,95 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.