Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/38384
Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.authorFreire, Patrícia Lima-
dc.contributor.authorMatos, Camila Saraiva de-
dc.contributor.authorVasconcelos, José Gerardo-
dc.date.accessioned2018-12-26T12:25:49Z-
dc.date.available2018-12-26T12:25:49Z-
dc.date.issued2018-
dc.identifier.citationFREIRE, Patrícia Lima; MATOS, Camila Saraiva de; VASCONCELOS, José Gerardo. Valentina: uma educadora infame no contexto da cultura de rua. In: XAVIER, Antônio Roberto; FERREIRA, Tereza Maria da Silva; MATOS,Camila Saraiva de (Orgs.) Pesquisas educacionais: abordagens teórico metodológicas. Fortaleza: EdUECE, 2018. p. 231-245.pt_BR
dc.identifier.isbn978-85-7826-602-8-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/38384-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectPopulação em situação de ruapt_BR
dc.subjectEducador Socialpt_BR
dc.subjectPopulação Marginalizada - contexto da educaçãopt_BR
dc.subjectPedagogia socialpt_BR
dc.subjectSociologia da Educaçãopt_BR
dc.subjectPrática Socialpt_BR
dc.subjectEducação de Jovens e Adultospt_BR
dc.subjectPopulação Marginalizada - Fortaleza(CE)pt_BR
dc.titleValentina: uma educadora infame no contexto da cultura de ruapt_BR
dc.typeCapítulo de Livropt_BR
dc.description.abstract-ptbrO presente trabalho pretende registrar as práticas educativas informais e as estratégias de sobrevivência desenvolvidas por pessoas como Valentina no contexto da população em situação de rua. Tomando como referência as vivências e histórias infames da biografada que, ao longo dos anos, usa as ruas do Centro de Fortaleza como lugar de moradia, construindo códigos morais e estratégias de sobrevivência e socialização com os demais “indivíduos que por ali circulam numa ciranda de alternativas precárias.” (VIEIRA, 1992). A metodologia adotada seguiu os critérios de uma abordagem qualitativa, utilizamos técnicas de observação direta, entrevista semiestruturada e análise de narrativas colhidas por meio da história oral. Nesse artigo, trouxemos à tona retalhos da história de vida de uma educadora infame que consegue desenvolver práticas educativas no submundo do Centro de Fortaleza. No entanto, apresentaremos o perfil da população em situação de rua como forma de situar a discussão em torno dos processos educativos em meio as situações mais hostis que um ser humano é capaz de enfrentar, só para garantir o seu existir.pt_BR
Aparece en las colecciones: PPGEB - Capítulos de livro

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
2018_capliv_freirematosvasconcelos.pdf120,95 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.