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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorVeras, Neide Fernandes Monteiro-
dc.contributor.authorPortácio, Denílson Albano-
dc.date.accessioned2018-12-20T15:21:22Z-
dc.date.available2018-12-20T15:21:22Z-
dc.date.issued2003-
dc.identifier.citationPORTÁCIO, Denílson Albano. Plano de desenvolvimento da escola: um projeto em construção. 2003. 48f.- TCC ( Monografia) - Universidade Federal do Ceará, Centro de Treinamento e Desenvolvimento, Especialização Planejamento do Ensino e Avaliação da Aprendizagem, Fortaleza (CE), 2003.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/38279-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectPlano de Desenvolvimento da Escolapt_BR
dc.subjectGestão democráticapt_BR
dc.titlePlano de desenvolvimento da escola: um projeto em construçãopt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.description.abstract-ptbrEste trabalho é um estudo sobre o Plano de Desenvolvimento da Escola e seus processos de construção, sua abrangência enquanto política pública e seu caráter participativo. O PDE é apresentado como exercício possível de gestão democrática, visto que, quando bem executado, possibilita à escola um salto de qualidade e autonomia escolar. Segundo os estudiosos de planejamento, o PDE é uma metodologia dinâmica muito favorável a realidade da escola pública porque envolve todos os segmentos da comunidade escolar a partir da sua elaboração, execução e constante processo de avaliação. É um processo gerencial de planejamento estratégico, coordenado pela liderança formal da escola e desenvolvido de maneira participativa pelo coletivo da escola. Através de depoimentos dos construtores do PDE, apresenta-se uma amostra da relevância dele enquanto instrumento de gestão para o cotidiano escolar.pt_BR
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