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dc.contributor.advisorVeras, Neide Fernandes Monteiro-
dc.contributor.authorMorais, Antonia Haydée Bomfim-
dc.date.accessioned2018-12-20T15:21:08Z-
dc.date.available2018-12-20T15:21:08Z-
dc.date.issued2003-
dc.identifier.citationMORAIS, Antonia Haydée Bomfim. Formação continuada: provocação de mudanças na educação básica. 2003. 55.- TCC ( Monografia) -Universidade Federal do Ceará, Centro de Treinamento e Desenvolvimento, Especialização Planejamento do Ensino e Avaliação da Aprendizagem, Fortaleza (CE), 2003.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/38277-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectFormação Educacionalpt_BR
dc.titleFormação continuada: provocação de mudanças na educação básicapt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.description.abstract-ptbrA reflexão proposta nesta monografia é mais um desafio a ser desvelado quanto à formação continuada do docente, dos contextos sociais, políticos, econômicos e educacionais desde o aspecto mais amplo ao mais local, além da própria instituição escolar, onde o cotidiano dos que fazem a escola é vivenciado e construído. As concepções de teóricos da educação foram os suportes para a reflexão sobre a formação continuada do docente, como também as concepções de vários educadores-professores de escolas públicas e particulares em Fortaleza/CE, que por questões éticas seus nomes foram preservados. A formação continuada desenhada neste trabalho é voltada para o professor reflexivo, por se considerar que as mudanças consistentes e competentes acontecerão com um novo paradigma de professor, e, conseqüentemente um novo rosto institucional de escola nascerá. O insistente exercício do pensar esta modalidade de educação se prende a convicção de que a formação continuada provocará mudanças na educação básica, a partir do repensar sobre as contradições, as diferenças, as necessidades dos educadores e dos educandos. Finalmente, uma leitura de mundo, de pessoa e das práticas escolares, na busca de respaldo nos saberes científicos e escolares, será envidada. Acredita-se que o processo se consolida na reflexão de onde emerge uma ação. Por sua vez, da ação emerge novas reflexões, processo ciclo, contínuo, pessoal e coletivo, onde a construção do saber é um constante vir a ser. A reflexão objeto de estudo gerou uma proposta de educação continuada com o intuito de socializar e partilhar os saberes culturalmente acumulados, construir novos saberes a fim de que seja experimentada tal como foi concebida ou com adaptações de acordo com as realidades de cada professor e de cada escola. É uma proposta aberta a contribuições, respeitando a essência e os princípios de uma educação renovada e renovadora.pt_BR
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