Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/38274
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorCiasca, Maria Isabel Filgueiras Lima-
dc.contributor.authorSousa, Aldeci Costa-
dc.date.accessioned2018-12-20T15:20:23Z-
dc.date.available2018-12-20T15:20:23Z-
dc.date.issued2003-
dc.identifier.citationSOUZA, Aldeci Costa. Analfabetismo e exclusão social: uma reflexão sobre o não-escolarizado na sociedade letrada. 2003. 30f.- TCC ( Monografia) -Universidade Federal do Ceará, Centro de Treinamento e Desenvolvimento, Especialização Planejamento do Ensino e Avaliação da Aprendizagem, Fortaleza (CE), 2003.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/38274-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectOrigens do anafalbetismopt_BR
dc.subjectLetramento, alfabetismo e alfabetização.pt_BR
dc.subjectMarginalizaçãopt_BR
dc.titleAnalfabetismo e exclusão social: uma reflexão sobre o não-escolarizado na sociedade letradapt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.description.abstract-ptbrO presente estudo apresenta uma breve visão histórica sobre as origens do analfabetismo no Brasil e os diversos conceitos que envolvem o tema: letramento, alfabetismo e alfabetização. Numa sociedade, em que são valorizadas as práticas letradas advindas do saber escolarizado, coloca-se aqui o analfabeto na condição de marginalizado, por não exercer seu direito de cidadão e não dominar as habilidades de leitura, escrita e cálculo. Práticas estas imprescindíveis para a inserção do indivíduo no mundo moderno. O trabalho em questão, é uma pesquisa de cunho bibliográfico, que visa demonstrar diferenças sócio-culturais entre grupos alfabetizados e não-alfabetizados.pt_BR
Aparece nas coleções:EAPEAA - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2003_tcc_acsousa.pdf276,85 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.