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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/38273
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.advisor | Ferreira , Luiz Gonzaga Rebouças | - |
dc.contributor.author | Machado, Adriano Silveira | - |
dc.date.accessioned | 2018-12-20T15:20:17Z | - |
dc.date.available | 2018-12-20T15:20:17Z | - |
dc.date.issued | 2003 | - |
dc.identifier.citation | MACHADO, Adriano Silveira. Evolução histórico-social da educação brasileira. 2003. 37.- TCC ( Monografia) -Universidade Federal do Ceará, Centro de Treinamento e Desenvolvimento, Especialização Planejamento do Ensino e Avaliação da Aprendizagem, Fortaleza (CE), 2003. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/38273 | - |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Movimentos sociais | pt_BR |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.subject | Período colonial e republicano | pt_BR |
dc.title | Evolução histórico-social da educação brasileira | pt_BR |
dc.type | TCC | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | O presente trabalho consistiu na realização de uma revisão de literatura, referendada na pesquisa histórica dos movimentos sociais relacionados com a educação. A preocupação inicial ao iniciar esta pesquisa está fundamentada na necessidade de se resgatar um pouco da história da educação implantada no Brasil entre os períodos colonial e republicano, de modo que se possa entender a atual situação educacional . A primeira parte da discussão, se concentrará na análise da perspectiva sócio-cultural e sociológica que propiciaram a formação da atual linha de pensamento do governo e as políticas educacionais. Na segunda parte, será feita uma explanação sobre a história da educação brasileira desde o período imperial até os meados da década de 1990. A terceira parte, vislumbrada no quarto tópico da obra, cita a necessidade urgente de se formar professores profissionais, de modo a preparar os alunos não só para o mercado de trabalho, mas também para o exercício real da cidadania. Deve ser lembrado que a educação atual, é resultado das muitas e sucessivas, relações que se estabeleceram entre os indivíduos de um grupo, e que por este motivo, o entendimento desta ação resultará na compreensão de todo o fenômeno de aquisição e aplicabilidade prática dos saberes que são perpetuados nas escolas na forma de conteúdos. Desse modo, espera-se contribuir criticamente com a formação de especialistas em planejamento capazes de provocar mudanças significativas, reavaliando os significados das ações atuais do homem em nossa sociedade. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | EAPEAA - Monografias |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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