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dc.contributor.authorCunha, Francisco Roberto Brito-
dc.contributor.authorBarroso, Raimunda Eliana Cordeiro-
dc.contributor.authorOlinda, Ercília Maria Braga de-
dc.date.accessioned2018-12-20T14:43:15Z-
dc.date.available2018-12-20T14:43:15Z-
dc.date.issued2018-
dc.identifier.citationCUNHA, Francisco Roberto Brito; BARROSO, Raimunda Eliana Cordeiro; OLINDA, Ercília Maria Braga de. Piaget, Vygotsky e Bruner: contribuições para a educação. In: RIBEIRO, Luis Távora Furtado; GUIMARÃES, Marília Duarte; RODRIGUES, Allan Pires; GABRIEL NETO, José Antônio (Orgs.). Educação brasileira em pesquisa. Curitiba: Editora CRV, 2018. p. 53-62.pt_BR
dc.identifier.isbn978 85 444 2411 7-
dc.identifier.otherDOI 10.24824/978854442411.7-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/38271-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectBruner, Jerome S., 1915-2016 - Influência na educaçãopt_BR
dc.subjectPiaget, Jean, 1896-1980 - Influência na educaçãopt_BR
dc.subjectVigotsky, L. S. (Lev Semenovich), 1896-1934 - Influência na educaçãopt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.titlePiaget, Vygotsky e Bruner: contribuições para a educaçãopt_BR
dc.typeCapítulo de Livropt_BR
dc.description.abstract-ptbrAo longo do tempo,, diferentes correntes filosóficas refletiram sobre as condições I de possibilidade do conhecimento e da sua expansão. Quatro séculos a.C., Sócrates e Platão nos ensinaram a duvidar dos sentidos e encontrar a verdade através da razão. As ideias seriam inatas e frutos de um processo de reminiscência (HAGUETTE, 1995). Aristóteles se opôs à teoria da reminiscência proposta por Platão, criticando o inatismo, defendido por ele e, em contrapartida, valorizou o conhecimento dos sentidos ao elaborar uma nova teoria do conhecimento denominada "realismo". O princípio aristotélico, da primazia dos sentidos, foi supervalorizado pelos empiristas ingleses dos séculos XVII e XVIII que fizeram uma tradução literal deste e passaram, então, a rejeitar todo conhecimento que se desviasse da experiência sensível. Esse debate epistemológico ecoa até os nossos dias, sendo acrescido de novas questões, Os refle­ xos dessas ideias estão presentes nas diversas concepções de educação e nas teorias psicológicas que, por sua vez, repercutem nas práticas escolares contemporâneas. Entre os autores da área da psicologia, reconhecidos no meio educacional, destacamos: um intelectual suíço e um russo, nascidos no mesmo ano de 1896, e outro americano, nascido em 1915, envolvidos com os estudos da mente. O presente artigo visa discutir as ideias de Jean Piaget, Lev Semenovitch Vygotsky e Jerome Bruner, no que se refere às suas contribuições para o debate educacional. Com este intuito, inicialmente apresentaremos aspectos importantes das teorias de Piaget e de Vygotsky, relacionadas à educação, para, em seguida, expor as contribuições de Bruner. Ao final, refletimos sobre as ideias desses autores e as repercussões destas no campo educacional.pt_BR
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