Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/38271
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Cunha, Francisco Roberto Brito | - |
dc.contributor.author | Barroso, Raimunda Eliana Cordeiro | - |
dc.contributor.author | Olinda, Ercília Maria Braga de | - |
dc.date.accessioned | 2018-12-20T14:43:15Z | - |
dc.date.available | 2018-12-20T14:43:15Z | - |
dc.date.issued | 2018 | - |
dc.identifier.citation | CUNHA, Francisco Roberto Brito; BARROSO, Raimunda Eliana Cordeiro; OLINDA, Ercília Maria Braga de. Piaget, Vygotsky e Bruner: contribuições para a educação. In: RIBEIRO, Luis Távora Furtado; GUIMARÃES, Marília Duarte; RODRIGUES, Allan Pires; GABRIEL NETO, José Antônio (Orgs.). Educação brasileira em pesquisa. Curitiba: Editora CRV, 2018. p. 53-62. | pt_BR |
dc.identifier.isbn | 978 85 444 2411 7 | - |
dc.identifier.other | DOI 10.24824/978854442411.7 | - |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/38271 | - |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Bruner, Jerome S., 1915-2016 - Influência na educação | pt_BR |
dc.subject | Piaget, Jean, 1896-1980 - Influência na educação | pt_BR |
dc.subject | Vigotsky, L. S. (Lev Semenovich), 1896-1934 - Influência na educação | pt_BR |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.title | Piaget, Vygotsky e Bruner: contribuições para a educação | pt_BR |
dc.type | Capítulo de Livro | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | Ao longo do tempo,, diferentes correntes filosóficas refletiram sobre as condições I de possibilidade do conhecimento e da sua expansão. Quatro séculos a.C., Sócrates e Platão nos ensinaram a duvidar dos sentidos e encontrar a verdade através da razão. As ideias seriam inatas e frutos de um processo de reminiscência (HAGUETTE, 1995). Aristóteles se opôs à teoria da reminiscência proposta por Platão, criticando o inatismo, defendido por ele e, em contrapartida, valorizou o conhecimento dos sentidos ao elaborar uma nova teoria do conhecimento denominada "realismo". O princípio aristotélico, da primazia dos sentidos, foi supervalorizado pelos empiristas ingleses dos séculos XVII e XVIII que fizeram uma tradução literal deste e passaram, então, a rejeitar todo conhecimento que se desviasse da experiência sensível. Esse debate epistemológico ecoa até os nossos dias, sendo acrescido de novas questões, Os refle xos dessas ideias estão presentes nas diversas concepções de educação e nas teorias psicológicas que, por sua vez, repercutem nas práticas escolares contemporâneas. Entre os autores da área da psicologia, reconhecidos no meio educacional, destacamos: um intelectual suíço e um russo, nascidos no mesmo ano de 1896, e outro americano, nascido em 1915, envolvidos com os estudos da mente. O presente artigo visa discutir as ideias de Jean Piaget, Lev Semenovitch Vygotsky e Jerome Bruner, no que se refere às suas contribuições para o debate educacional. Com este intuito, inicialmente apresentaremos aspectos importantes das teorias de Piaget e de Vygotsky, relacionadas à educação, para, em seguida, expor as contribuições de Bruner. Ao final, refletimos sobre as ideias desses autores e as repercussões destas no campo educacional. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | PPGEB - Capítulos de livro |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2018_capliv_arxavier.pdf | 8,87 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.