Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/38258
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorXavier, Antônio Roberto-
dc.contributor.authorFerreira, Tereza Maria da Silva-
dc.contributor.authorMatos, Camila Saraiva de-
dc.date.accessioned2018-12-20T13:37:11Z-
dc.date.available2018-12-20T13:37:11Z-
dc.date.issued2018-
dc.identifier.citationXAVIER, Antônio Roberto; FERREIRA, Tereza Maria da Silva; MATOS,Camila Saraiva de. (Orgs.) Pesquisas educacionais: abordagens teórico metodológicas. Fortaleza: EdUECE, 2018. 271p.pt_BR
dc.identifier.isbn978-85-7826-602-8-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/38258-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectEducação - Pesquisaspt_BR
dc.subjectAbordagem Metodológicapt_BR
dc.subjectPesquisa e Educaçãopt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectProdução Científicapt_BR
dc.titlePesquisas educacionais: abordagens teórico metodológicaspt_BR
dc.typeLivropt_BR
dc.description.abstract-ptbrO livro Pesquisas Educacionais: Abordagens Teórico-Metodológicas, organizado pelo professor Dr. Antônio Roberto Xavier e pelas doutorandas Camila Saraiva de Matos e Tereza Maria da Silva Ferreira é produto de uma larga articulação entre os grupos de pesquisa do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Ceará e as agências de fomento à pesquisa CAPES, CNPq e FUNCAP. Estendendo-se ainda ao intercâmbio de saberes e práticas de pesquisa com o Grupo de Investigación Instituto de Desarrollo da Universidade de Huelva (Espanha), e com os grupos de pesquisa da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro- -Brasileira, da Universidade Federal do Piauí, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE), e das Universidades Estaduais do Ceará e do Rio Grande do Norte. O presente livro reúne doze artigos, no campo da pesquisa educacional que se aportam no debate metodológico que vai desde a formação docente, aos aspectos historiográficos das pesquisas educacionais, às praticas educativas, à oralidade, à educação informal, apresentando-se tão múltiplo quanto a Educação e sua abrangência. Os textos que compõem este livro são frutos das pesquisas docentes e discentes, vinculados aos mestrados e doutorados do referido programa e das universidades citadas. Os autores e autoras nos apresentam, ainda que de forma sucinta, debates densos, ricos e precisos sobre a produção e reprodução de conceitos no âmbito das metodologias da pesquisa educacional. O objetivo desta coleção de artigos está, principalmente, em propagar as pesquisas e relatos produzidos nos programas de pós-graduação, inferindo sobre os limites e possibilidades da produção científica nas fronteiras metodológicas no tocante à educação. Divulgando amplamente os resultados de nossas pesquisas e tornando-as acessível a toda comunidade acadêmica. A pertinência desta publicação se dá principalmente se atentarmos às circunstâncias políticas e sociais que a Educação Superior pública tem enfrentado no último ano. Realizar pesquisas acadêmicas e apresentar seus frutos em tempos de contingenciamento orçamentário e de ameaças à autonomia universitária configura-se em um ato de bravura e de ênfase na relevância de se incentivar a pesquisa e, consequentemente, a produção científica universitária.pt_BR
Appears in Collections:FACED - Livros

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2018_liv_arxavier4.pdf3,16 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.