Please use this identifier to cite or link to this item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/38258
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.author | Xavier, Antônio Roberto | - |
dc.contributor.author | Ferreira, Tereza Maria da Silva | - |
dc.contributor.author | Matos, Camila Saraiva de | - |
dc.date.accessioned | 2018-12-20T13:37:11Z | - |
dc.date.available | 2018-12-20T13:37:11Z | - |
dc.date.issued | 2018 | - |
dc.identifier.citation | XAVIER, Antônio Roberto; FERREIRA, Tereza Maria da Silva; MATOS,Camila Saraiva de. (Orgs.) Pesquisas educacionais: abordagens teórico metodológicas. Fortaleza: EdUECE, 2018. 271p. | pt_BR |
dc.identifier.isbn | 978-85-7826-602-8 | - |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/38258 | - |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Educação - Pesquisas | pt_BR |
dc.subject | Abordagem Metodológica | pt_BR |
dc.subject | Pesquisa e Educação | pt_BR |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.subject | Produção Científica | pt_BR |
dc.title | Pesquisas educacionais: abordagens teórico metodológicas | pt_BR |
dc.type | Livro | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | O livro Pesquisas Educacionais: Abordagens Teórico-Metodológicas, organizado pelo professor Dr. Antônio Roberto Xavier e pelas doutorandas Camila Saraiva de Matos e Tereza Maria da Silva Ferreira é produto de uma larga articulação entre os grupos de pesquisa do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Ceará e as agências de fomento à pesquisa CAPES, CNPq e FUNCAP. Estendendo-se ainda ao intercâmbio de saberes e práticas de pesquisa com o Grupo de Investigación Instituto de Desarrollo da Universidade de Huelva (Espanha), e com os grupos de pesquisa da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro- -Brasileira, da Universidade Federal do Piauí, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE), e das Universidades Estaduais do Ceará e do Rio Grande do Norte. O presente livro reúne doze artigos, no campo da pesquisa educacional que se aportam no debate metodológico que vai desde a formação docente, aos aspectos historiográficos das pesquisas educacionais, às praticas educativas, à oralidade, à educação informal, apresentando-se tão múltiplo quanto a Educação e sua abrangência. Os textos que compõem este livro são frutos das pesquisas docentes e discentes, vinculados aos mestrados e doutorados do referido programa e das universidades citadas. Os autores e autoras nos apresentam, ainda que de forma sucinta, debates densos, ricos e precisos sobre a produção e reprodução de conceitos no âmbito das metodologias da pesquisa educacional. O objetivo desta coleção de artigos está, principalmente, em propagar as pesquisas e relatos produzidos nos programas de pós-graduação, inferindo sobre os limites e possibilidades da produção científica nas fronteiras metodológicas no tocante à educação. Divulgando amplamente os resultados de nossas pesquisas e tornando-as acessível a toda comunidade acadêmica. A pertinência desta publicação se dá principalmente se atentarmos às circunstâncias políticas e sociais que a Educação Superior pública tem enfrentado no último ano. Realizar pesquisas acadêmicas e apresentar seus frutos em tempos de contingenciamento orçamentário e de ameaças à autonomia universitária configura-se em um ato de bravura e de ênfase na relevância de se incentivar a pesquisa e, consequentemente, a produção científica universitária. | pt_BR |
Appears in Collections: | FACED - Livros |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
2018_liv_arxavier4.pdf | 3,16 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.