Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/38254
Tipo: Artigo de Periódico
Título: Interdisciplinaridade e outros níveis de conhecimento: desafios contemporâneos às práticas educativas
Autor(es): Xavier, Antônio Roberto
Vasconcelos, José Gerardo
Marinho, Maria Jucilene Freire Lopes
Caiado, Ana Paula Sthel
Palavras-chave: Interdisciplinaridade;Etnociência;Multidisciplinaridade
Data do documento: 2018
Instituição/Editor/Publicador: Polêmica Revista Eletrônica da UERJ
Citação: XAVIER, Antônio Roberto; VASCONCELOS, José Gerardo; MARINHO, Maria Jucilene Freire Lopes; CAIADO, Ana Paula Sthel. Interdisciplinaridade e outros níveis de conhecimento: desafios contemporâneos às práticas educativas. Polêmica, Rio de Janeiro, v. 18, n. 1, p. 68-83, jan./ mar. 2018.
Resumo: Este artigo objetiva, sobretudo, promover o debate teórico-epistemológico sobre os desafios e possibilidades do desenvolvimento de ensino-aprendizagem interdisciplinar em razão das matrizes curriculares adotadas. É fato que a discussão sobre interdisciplinaridade no trabalho docente, apesar de não ser tão nova, encontra-se em alta e mantém interfaces com outras categorias do gênero, principalmente quando se relaciona com a gestão e as práticas educativas em sala de aula. Nesse sentido, para a produção deste artigo, seguiram-se os caminhos metodológicos da pesquisa bibliográfica do tipo descritiva com base em revisão de literatura de fontes secundárias de livros, artigos, legislação e documentos oficiais. No tocante à abordagem, acolheu-se a qualitativa, visando análise mais aprofundada das categorias elencadas, a saber: interdisciplinaridade, etnociência, multidisciplinaridade, pluridisciplinaridade e transdisciplinaridade, destacadas nos respectivos tópicos deste artigo. Com relação à técnica interpretacional, recorreu-se à análise do discurso na perspectiva da relação indissociável do histórico com o social. Como conclusão sucinta, deixou-se posto que as práticas educativas de forma interdisciplinar são dinamizadoras e facilitadoras para uma compreensão mais ampla e diversa do ensino-aprendizagem. Desse modo, possibilitam a formulação de um saber crítico-reflexivo, promovendo a integração de conteúdos nas mais diversas áreas de conhecimento, incluindo, inclusive, o arcabouço cultural dos saberes populares e não formais aos formais e científicos.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/38254
ISSN: 1676-0727
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:PPGEB - Artigos publicados em revistas científicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2018_art_arxavier.pdf280,22 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.