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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/38235
Tipo: | Artigo de Periódico |
Título: | Tecnologias de informação e comunicação na educação e inclusão sociodigital: uma avaliação do programa de informática na educação em Fortaleza |
Título(s) alternativo(s): | La información y la comunicación en la educación y la inclusión social y digital: una evaluación de las computadoras en programa de educación en Fortaleza Technologies de l’information et de la communication dans l’enseignement et socio-digital inclusion: une évaluation des ordinateurs en programme d’éducation à Fortaleza |
Título em inglês: | Information and communication technologies in education and sociodigital inclusion: an evaluation of computers in education program in Fortaleza |
Autor(es): | Oliveira, Hérica Queiroz Gussi, Alcides Fernando |
Palavras-chave: | Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs);Avaliação;Inclusão sociodigital;PROINFO |
Data do documento: | 2013 |
Instituição/Editor/Publicador: | Revista Avaliação de Políticas Públicas (AVAL) |
Citação: | OLIVEIRA, Hérica Queiroz; GUSSI, Alcides Fernando. Tecnologias de informação e comunicação na educação e inclusão sociodigital: uma avaliação do programa de informática na educação em Fortaleza. Revista Avaliação de Políticas Públicas (AVAL), Fortaleza, ano 6, v. 1, n. 11/12, p. 57-68, jan./dez. 2013. |
Resumo: | Este trabalho surge para avaliar os impactos do Programa Nacional de Informática na Educação nas condições de vida dos alunos das escolas públicas de ensino fundamental, verificando sua relação com o processo de inclusão sociodigital. Para essa pesquisa avaliativa foram utilizados questionários, entrevistas com uma comunidade escolar (professor, aluno, diretor, família), além de observação participante, com visitas a escolas e a realização de um grupo focal formado por alunos. Os principais resultados apontaram que a aprendizagem digital dos alunos ocorre mais fora da escola, em espaços das localidades em que vivem, como lan houses, e que essa aprendizagem não necessariamente implica, de uma maneira geral, em melhorias nas condições de vida dos alunos; portanto, não permite, de fato, uma inclusão sociodigital, pois, em se tratando de suas condições de vida num contexto estruturalmente excludente, percebem-se os limites do alcance do PROINFO. |
Abstract: | This work appears to evaluate the impacts of the National Programme for Information Technology in Education in the living conditions of the students of public elementary schools, checking its relation to the process of socio-digital inclusion. For this evaluative research was used questionnaires, interviews with a school community (student-teacher-director-family), and participant observation, with visits to schools and conducting a focus group made up of students. The main results indicate that learning occurs most digital students out of school spaces in the localities in which they live, such as Internet cafes and that learning does not necessarily imply, in general, improvements in the living conditions of the students, so, does not, in fact, a social and digital inclusion because, when it comes to their living conditions in a context structurally exclusionary realizes the limits of the reach of PROINFO. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/38235 |
ISSN: | 2176-9923 (online) 1984-3100 (impresso) |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
Aparece nas coleções: | MAPP - Artigos publicados em revistas científicas |
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