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dc.contributor.authorSousa, Darcon-
dc.contributor.authorOliveira, Roberto Véras de-
dc.date.accessioned2018-12-20T12:41:49Z-
dc.date.available2018-12-20T12:41:49Z-
dc.date.issued2013-
dc.identifier.citationSOUSA, Darcon; OLIVEIRA, Roberto Véras de. Múltiplas dimensões da análise de uma política pública: o caso Prime. Revista Avaliação de Políticas Públicas (AVAL), Fortaleza, ano 6, v. 1, n. 11/12, p. 19-31, jan./dez. 2013.pt_BR
dc.identifier.issn2176-9923 (online)-
dc.identifier.issn1984-3100 (impresso)-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/38233-
dc.description.abstractThe empirical object of this work was the First Innovative Company Program (PRIME), a public policy to support entrepreneurship launched by Lula government in 2009. Our aim was to analyze the discourses, processes and practices developed during the implementation of Prime and its impact on trajectories and business of beneficiary entrepreneurs. Besides the economic subsidy, prime mobilized institutions and business consultants directly involved in the effort to enable the selected projects. The methodological procedures adopted were: observation, document research and interviews with the actors involved in the program, taking into account its implementation under the coordination of Paraíba Technology Park. The research results show that the implementation of Prime was marked by tensions, conflicts, inconsistencies and rigidity, which laid bare the mistakes of conception of the program and explains the ineffectiveness of this institutional arrangement designed to support nascent businesses.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherRevista Avaliação de Políticas Públicas (AVAL)pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEstadopt_BR
dc.subjectPolíticas públicaspt_BR
dc.subjectEmpreendorismopt_BR
dc.titleMúltiplas dimensões da análise de uma política pública: o caso Primept_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.description.abstract-ptbrO objeto empírico deste trabalho foi o Programa Primeira Empresa Inovadora (PRIME), política pública de apoio ao empreendedorismo lançada pelo governo Lula em 2009. Procuramos analisar os discursos, os processos e as práticas desenvolvidas durante a implementação do Prime e suas repercussões nas trajetórias e negócios dos empreendedores beneficiados. Além da subvenção econômica, o Prime mobilizou instituições e consultorias empresariais que se envolveram diretamente no esforço de viabilizar os empreendimentos selecionados. Os procedimentos metodológicos adotados foram: a observação, a consulta documental e a entrevista com os atores participantes do Programa, no âmbito de sua implementação sob a coordenação do Parque Tecnológico da Paraíba. Os resultados da pesquisa demonstraram que a implementação do Prime foi marcada por tensões, conflitos, incongruências e rigidez, o que desnudou os erros de concepção do Programa e explica a ineficácia desse arranjo institucional desenhado para apoiar os negócios nascentes.pt_BR
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