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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/38207
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.advisor | Veras, Neide Fernandes Monteiro | - |
dc.contributor.author | Barbosa, Walcineide Viana | - |
dc.date.accessioned | 2018-12-19T17:02:00Z | - |
dc.date.available | 2018-12-19T17:02:00Z | - |
dc.date.issued | 2005 | - |
dc.identifier.citation | BARBOSA, Walcineide Viana. Avaliação da aprendizagem: da teoria à prática. 2005. 52.- TCC ( Monografia) -Universidade Federal do Ceará, Centro de Treinamento e Desenvolvimento, Especialização Planejamento do Ensino e Avaliação da Aprendizagem, Fortaleza (CE), 2005. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/38207 | - |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Avaliação da aprendizagem | pt_BR |
dc.title | Avaliação da aprendizagem: da teoria à prática | pt_BR |
dc.type | TCC | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | Este estudo apresenta reflexões sobre a avaliação da aprendizagem: da teoria à prática. A avaliação é um tema complexo e polêmico, por conseguinte, requer uma tomada de consciência dos profissionais da educação. O que avaliar? Como avaliar? Quando Avaliar? Por que avaliar? Para que serve a avaliação? Por que a teoria é significativa e a prática não? São perguntas que suscitam dúvidas em muitos educadores. A busca de respostas, a estas indagações, motivou a escolha do tema. A pesquisa aborda a importância da avaliação, tendo como objetivo buscar modelos alternativos de como mudar a prática avaliativa, diminuindo a ênfase à nota. O trabalho apresenta uma revisão da literatura das concepções de avaliação, com vistas a compreender a teia de fatos que a avaliação tem sido incrementada ao longo da história. Apesar dos esforços em prol de uma educação de qualidade, democrática e renovadora, ainda existe muita descriminação social, onde a avaliação tem sido usada para segregar pessoas. Vive-se numa sociedade que a tudo e a todos classifica. Para que o educador transforme esta realidade torna-se necessário assumir o novo paradigma de uma educação de qualidade para todos, para tanto, deve rever conceitos e aplicar uma metodologia adequada aos interesses da sociedade competitiva de um mundo globalizado, para que o cidadão possa cumprir os seus direitos e deveres com segurança e capacidade. Enfim, vale ressaltar que a finalidade primordial da avaliação é o sucesso educativo do ser, fato que pressupõe comprometimento com o resultado do ensino e aprendizagem. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | EAPEAA - Monografias |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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