Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/38168
Tipo: TCC
Título: Capacitação em auto-gestão da ostreicultura para a comunidade da Mangabeira / Eusébio-Ceará
Autor(es): Nogueira, Igor Silva
Orientador: Araujo, Rogério César Pereira de
Palavras-chave: Aquicultura - Brasil, Nordeste;Ostreicultura - Aspectos econômicos;Marisqueiras - Aspectos econômicos;Engenharia de Pesca
Data do documento: 2007
Citação: NOGUEIRA, Igor Silva. Capacitação em auto-gestão da ostreicultura para a comunidade da Mangabeira / Eusébio-Ceará. 2007. 25 f. Monografia (Graduação em Engenharia de Pesca)-Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2007.
Resumo: Pesquisas sobre extensão pesqueira realizadas com famílias que vivem ao longo dos rios e que exploram os recursos pesqueiros de forma extrativista, ainda são poucas no Brasil, embora os dados obtidos permitam fazer diagnósticos das dificuldades sociais e econômicas enfrentadas por essas populações. Países que apresentam litoral, vêm cada vez mais se dedicando a apresentar alternativas viáveis como o desenvolvimento da aqüicultura, como forma de aumentar a produção e atender a crescente demanda por proteína de organismos aquáticos gerando assim renda para comunidades carentes que vivem ao longo do litoral cearense. Uma alternativa é a ostreicultura ou cultivo de ostras, que vem crescendo no Brasil a cada ano. Contudo, existe o problema da auto-gestão de projetos comunitários que é um desafio para o aproveitamento dos recursos naturais pelas comunidades tradicionais. A autogestão é um modelo de organização em que o relacionamento e as atividades econômicas combinam propriedade e/ou controle efetivo dos meios de produção com participação democrática da gestão. O objetivo desse trabalho foi de capacitar a comunidade em auto-gestão da ostreicultura, elaborando de forma participativa um plano de auto-gestão comunitária. Foram aplicadas dinâmicas de grupo e teorias sobre auto-gestão, cooperativismo, associativismo, economia solidária. As marisqueiras mostraram bastante interesse na capacitação, relatando suas dificuldades e tentando obter formas para poderem contornar seus problemas. O principal problema relatado por elas é a falta de compradores para o produto final do cultivo, que no caso são as ostras.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/38168
Aparece nas coleções:ENGENHARIA DE PESCA - Trabalhos Acadêmicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2007_tcc_isnogueira.pdf28,28 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.