Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/38144
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorLima, Aline Maria Gomes-
dc.date.accessioned2018-12-18T12:59:27Z-
dc.date.available2018-12-18T12:59:27Z-
dc.date.issued2005-
dc.identifier.citationLIMA, Aline Maria Gomes. Formação das representações dos processos avaliativos dos discentes. 2005. 37f.- TCC ( Monografia) -Universidade Federal do Ceará, Centro de Treinamento e Desenvolvimento, Especialização Planejamento do Ensino e Avaliação da Aprendizagem, Fortaleza (CE), 2005.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/38144-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectPráticas pedagógicaspt_BR
dc.subjectProcessos avaliativospt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.titleFormação das representações dos processos avaliativos dos discentespt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.description.abstract-ptbrO presente trabalho busca observar e compreender a formação das representações dos processos avaliativos dos discentes frente aos processos de aprendizagem, às práticas pedagógicas e aos processos avaliativos. Mais precisamente, buscou-se compreender como os discentes vão construindo suas representações, que fatores podem contribuir direta ou indiretamente para a formação das representações, se as representações são imutáveis e se podem influenciar nos processos de aprendizagem. Por se tratar de uma revisão bibliográfica, fez-se um estudo geral sobre o tema, tendo como abordagem teórica os estudos de: Zabala (1999), Haiad (2003), Flavell (1999), Pozo (2002), Jonnaert (2001). Apresenta-se no primeiro capítulo a formação cognitiva dos processos de aprendizagem e possíveis classificações e em seguida os processos de formação das representações. No segundo capítulo são discutidos os processos avaliativos e os fatores que podem contribuir para a formação para a formação das representações dos processos avaliativos. As análises e interpretações trazem algumas considerações que devem ser destacadas: a influência das teorias da aprendizagem e das práticas pedagógicas na formação das representações e, conseqüentemente, nos processos avaliativos, os fatores que contribuem diretamente para a formação das representações. As avaliações constituem um processo que se inicia no momento da aprendizagem e que tem repercussões dentro e fora da comunidade escolar. Além disso, as representações são processos que sofrem modificações ao longo da vida do individuo, sendo influenciados pelo valor conferido à avaliação, pelas práticas pedagógicas, pelos momentos de avaliação, pelos tipos de avaliação e pela formulação da avaliação.pt_BR
Aparece nas coleções:EAPEAA - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2008_tcc_amglima.pdf230,33 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.