Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/38112
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorSilva, Fábíola Oliveira Xavier da-
dc.contributor.authorNogueira, Terciana Lima-
dc.date.accessioned2018-12-17T17:03:53Z-
dc.date.available2018-12-17T17:03:53Z-
dc.date.issued2008-
dc.identifier.citationNOGUEIRA, Terciana Lima. A relação entre brincar e o desenvolvimento cognitivo da criança. 2008. 38f.- TCC ( Monografia) -Universidade Federal do Ceará, Centro de Treinamento e Desenvolvimento, Especialização Avaliação Psicológica, Fortaleza (CE), 2008.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/38112-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectBrincarpt_BR
dc.subjectDesenvolvimento Cognitivopt_BR
dc.subjectBrincadeiraspt_BR
dc.titleA relação entre brincar e o desenvolvimento cognitivo da criançapt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.description.abstract-ptbrO presente trabalho é um estudo bibliográfico que tem como objetivo enfatizar a importância da brincadeira no desenvolvimento cognitivo. A partir do momento em que a criança, deixa de ser vista como adulto em miniatura e é assim, estabelecido um universo infantil. Teóricos como Bock, Piaget, Vigotsky, dentre outros, contribuem esclarecendo os aspectos maturacionais e psicológicos do desenvolvimento infantil. A possibilidade de aprender com as de experiências adquiridas nas vivências e emoções oportunizadas pela brincadeira, é o pressuposto que direciona essa pesquisa. A partir da descrição das etapas do desenvolvimento cognitivo, ilustra várias descobertas das crianças nas brincadeiras presentes em cada faixa etária, seja na rua, na escola bem como no universo familliar. O lúdico dessa forma, também pode ser entendido como recurso de aprendizagem na vida da criança. Finaliza com uma análise qualitativa da Escala de Inteligência Wechsler, instrumento utilizado para avaliar a capacidade intelectual de crianças entre 6 e 16 anos e 11 meses, descrevendo o que cada um dos doze subtestes avaliam em termos de função cognitiva.pt_BR
Aparece nas coleções:EAP - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2008_tcc_tlnogueira.pdf367,4 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.