Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/38112
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Silva, Fábíola Oliveira Xavier da | - |
dc.contributor.author | Nogueira, Terciana Lima | - |
dc.date.accessioned | 2018-12-17T17:03:53Z | - |
dc.date.available | 2018-12-17T17:03:53Z | - |
dc.date.issued | 2008 | - |
dc.identifier.citation | NOGUEIRA, Terciana Lima. A relação entre brincar e o desenvolvimento cognitivo da criança. 2008. 38f.- TCC ( Monografia) -Universidade Federal do Ceará, Centro de Treinamento e Desenvolvimento, Especialização Avaliação Psicológica, Fortaleza (CE), 2008. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/38112 | - |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Brincar | pt_BR |
dc.subject | Desenvolvimento Cognitivo | pt_BR |
dc.subject | Brincadeiras | pt_BR |
dc.title | A relação entre brincar e o desenvolvimento cognitivo da criança | pt_BR |
dc.type | TCC | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | O presente trabalho é um estudo bibliográfico que tem como objetivo enfatizar a importância da brincadeira no desenvolvimento cognitivo. A partir do momento em que a criança, deixa de ser vista como adulto em miniatura e é assim, estabelecido um universo infantil. Teóricos como Bock, Piaget, Vigotsky, dentre outros, contribuem esclarecendo os aspectos maturacionais e psicológicos do desenvolvimento infantil. A possibilidade de aprender com as de experiências adquiridas nas vivências e emoções oportunizadas pela brincadeira, é o pressuposto que direciona essa pesquisa. A partir da descrição das etapas do desenvolvimento cognitivo, ilustra várias descobertas das crianças nas brincadeiras presentes em cada faixa etária, seja na rua, na escola bem como no universo familliar. O lúdico dessa forma, também pode ser entendido como recurso de aprendizagem na vida da criança. Finaliza com uma análise qualitativa da Escala de Inteligência Wechsler, instrumento utilizado para avaliar a capacidade intelectual de crianças entre 6 e 16 anos e 11 meses, descrevendo o que cada um dos doze subtestes avaliam em termos de função cognitiva. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | EAP - Monografias |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2008_tcc_tlnogueira.pdf | 367,4 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.