Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/37990
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorCampos, Casemiro de Medeiros-
dc.contributor.authorLeitinho, Meirecele Calíope-
dc.date.accessioned2018-12-12T11:58:43Z-
dc.date.available2018-12-12T11:58:43Z-
dc.date.issued2010-
dc.identifier.citationCAMPOS, Casemiro de Medeiros; LEITINHO, Meirecele Calíope. Os desafios do ensino médio: estudo de caso sobre as repercussões do novo ENEM numa escola privada de educação básica na cidade de Fortaleza. In: CONGRESSO INTERNACIONAL EM AVALIAÇÃO EDUCACIONAL, 5., Fortaleza, 4-6 nov. 2010. Anais... Fortaleza: Imprece, 2010. p. 1483-1496.pt_BR
dc.identifier.isbn85 7485 099 3-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/37990-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherV Congresso Internacional em Avaliação Educacionalpt_BR
dc.subjectEnsino Médiopt_BR
dc.subjectNovo ENEMpt_BR
dc.subjectPesquisapt_BR
dc.titleOs desafios do ensino médio: estudo de caso sobre as repercussões do novo ENEM numa escola privada de educação básica na cidade de Fortalezapt_BR
dc.typeArtigo de Eventopt_BR
dc.description.abstract-ptbrA implantação do Novo ENEM na avaliação do processo seletivo de ingresso dos concluintes no término da educação básica na UFC as escolas de ensino médio tiveram que promover a redefinição da sua organização pedagógica. O modelo de avaliação exigido pelo vestibular tradicional foi abolido. Nesta perspectiva, é que reside o interesse deste trabalho investigativo em verificar as mudanças que a escola tem produzido em vista a se adaptar a nova realidade provocada por estas mudanças. Ou seja, que mudanças a escola promoveu para acompanhar as alterações do processo seletivo, preparando os alunos para a entrada na universidade? Como a escola está seguindo diante das novas exigências do processo seletivo com o Novo ENEM? Houve alterações no currículo? Mudou a carga horária? Modificaram as disciplinas? Os conteúdos de estudo são os mesmos? As aulas sofreram mudanças? Enfim, quais são as mudanças? Frente às questões anteriormente levantadas, os objetivos desta pesquisa é identificar elementos que apontem a mudança e ou mesmo que indiquem o que fazer pedagógico (CAMPOS, 2007). [...]pt_BR
Aparece nas coleções:PPGEB - Trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2010_eve_cmcamposmcleitinho.pdf331,67 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.