Please use this identifier to cite or link to this item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/37953
Type: | Artigo de Evento |
Title: | Avaliação na Educação de Jovens e Adultos: contribuições de Paulo Freire e Vieira Pinto |
Authors: | Lima, Maria Socorro Lucena Lima, Marteana Ferreira de Sousa, Ana Lourdes Lucena de |
Keywords: | Avaliação;Educação de Jovens e Adultos;Paulo Freire;Vieira Pinto |
Issue Date: | 2010 |
Publisher: | V Congresso Internacional em Avaliação Educacional |
Citation: | Lima, M. S. L.; Lima, M. F.; Sousa, A. L. L. (2010) |
Abstract in Brazilian Portuguese: | A educação de adultos foi e continua sendo um problema cujas proporções relacionam-se com diversas dimensões da reprodução social, envolvendo desde aspectos econômicos, políticos, sociais e culturais até questões de cunho especificamente didático-pedagógico. A importância da contribuição de Paulo Freire e de Álvaro Vieira Pinto para a discussão desse problema é notória. Especialmente, considerando a análise por eles realizada acerca da relação entre educação e conscientização. A compreensão do homem como ser inconcluso, histórico e em constante processo de formação remete ao caráter também inconcluso, histórico e processual da educação. Nessa perspectiva, a educação não pode ser limitada a uma determinada fase da vida humana, mas constitui um processo cujo desenvolvimento entrelaça-se com a própria existência humana em sua totalidade. [...] |
Description: | LIMA, Maria Socorro Lucena; LIMA, Marteana Ferreira de; SOUSA, Ana Lourdes Lucena de. Avaliação na Educação de Jovens e Adultos: contribuições de Paulo Freire e Vieira Pinto. In: CONGRESSO INTERNACIONAL EM AVALIAÇÃO EDUCACIONAL, 5., Fortaleza, 4-6 nov. 2010. Anais... Fortaleza: Imprece, 2010. p. 1194-1208. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/37953 |
ISBN: | 85 7485 099 3 |
Appears in Collections: | PPGEB - Trabalhos apresentados em eventos |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
2010_eve_msflimamflima.pdf | 333,19 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.