Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/37789
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Holanda, Helena Cláudia Frota de | - |
dc.contributor.author | Silva, Eloísa Salgueiro Fernandes e | - |
dc.date.accessioned | 2018-11-29T13:33:21Z | - |
dc.date.available | 2018-11-29T13:33:21Z | - |
dc.date.issued | 2004 | - |
dc.identifier.citation | Silva, E. S. F.; Holanda, H. C. F. (2004) | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/37789 | - |
dc.description | SILVA, Eloísa Salgueiro Fernandes e. Instrumentos do psicólogo escolar para avaliação da depressão na adolescência como causa de queda do rendimento acadêmico. 2004. 53f.- TCC ( Especialização) - Universidade Federal do Ceará, Centro de Treinamento e Desenvolvimento, Especialização em Avaliação Psicológica Interventiva na Saúde E na Educação, Fortaleza (CE), 2004. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Avaliação Psicologia Interventiva | pt_BR |
dc.subject | relação escola- família - aluno | pt_BR |
dc.title | Instrumentos do psicólogo escolar para avaliação da depressão na adolescência como causa de queda do rendimento acadêmico | pt_BR |
dc.type | TCC | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | Este trabalho foi realizado como pré requisito para a conclusão do curso de especialização dos alunos do curso de pós-graduação em Avaliação Psicológica Interventiva na Saúde e na Educação da Universidade Federal do Ceará, no ano de dois mil e quatro, tendo como objetivo verificar quais os instrumentos mais adequados para avaliação psicológica interventiva da depressão no adolescente utilizados pelo psicólogo escolar. Através de revisão bibliográfica, a pesquisa visou identificar os sintomas que sugerem o quadro da depressão na adolescência, os critérios de avaliação no ambiente escolar e os instrumentos mais adequados a serem aplicados nesta ocasião e circunstância. Os autores mais utilizados e que foram considerados os principais alicerces teóricos para esta monografia foram, Bee (1981), Tiba (1986; 1994), Salomon (2000), Ballone (2003), Cunha (2002), Moreno & Moreno (2000) entre outros. Os dados colhidos e analisados, orientam que a depressão na adolescência não é de fácil identificação, pois se confundi com características próprias desta fase da longevidade humana. Também foi possível verificar que o índice desta doença em crianças e adolescentes vem crescendo entre a população desta faixa etária e que a necessidade de diagnóstico precoce evita não só maior sofrimento psíquico ao individuo como impede prejuízos mais graves em seu rendimento escolar e qualidade de vida em geral. Também foi possível identificar que para se avaliar psicologicamente no ambiente escolar é necessário se ater a cuidados para não se agravar o quadro do aluno em questão, tendo como objetivo apenas realizar um encaminhamento adequado para o caso. Os instrumentos mais adequados seriam as entrevistas com as partes envolvidas (escola, família e aluno), e aplicação de testes geralmente utilizados em instituições que são divididos em os de “auto-avaliação” e “avaliação do observador”. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | EAPISE - Monografias |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2004_tcc_esfsilva.pdf | 508,94 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.