Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/37760
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Cavalcante, Eugênia Cavalcante | - |
dc.contributor.author | Teixeira, Edilana Lima Teixeira | - |
dc.date.accessioned | 2018-11-28T18:35:31Z | - |
dc.date.available | 2018-11-28T18:35:31Z | - |
dc.date.issued | 2005 | - |
dc.identifier.citation | Teixeira, E. L.; Cavalcante, E. C. (2005) | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/37760 | - |
dc.description | TEIXEIRA, Edilana Lima. Importância da leitura nas séries iniciais. 2005. 50f.- TCC ( Especialização) - Universidade Federal do Ceará, Centro de Treinamento e Desenvolvimento, Especialização em Leitura e Formação do Leitor, Fortaleza (CE), 2005. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Importância da leitura | pt_BR |
dc.subject | Educação Infantil | pt_BR |
dc.subject | Aprendizado | pt_BR |
dc.title | Importância da leitura nas séries iniciais | pt_BR |
dc.type | TCC | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | O presente estudo mostra a importância da leitura nas séries iniciais. Sendo o trabalho da educação infantil o promovedor das condições necessárias para que as crianças sejam agentes da construção do seu conhecimento, é fundamental que o ambiente escolar propicie as crianças momentos onde elas possam cada vez mais conseguirem um aprendizado facilitador, pois a aprendizagem da leitura e escrita constitui-se numa das tarefas básicas propostas à educação. Aparentemente simples, essa tarefa constitui, no entanto, um dos problemas educacionais da atualidade que mais chama atenção, por isso tem sido objeto de estudo. O assunto tem sido questionado por parte de pais, professores e especialistas em educação não só no que diz respeito ao domínio da escrita propriamente dita, mas às repercussões dessa aprendizagem nos vários aspectos da escolaridade. Sabemos também que os professores são os principais agentes no trabalho de formação do sujeito. Atua como mediador do processo de construção do conhecimento e do processo de desenvolvimento da criança de uma maneira global, para que a criança conquiste sua autonomia e desabroche de seu mundo emocional, cognitivo, social e de sua fantasia. Para isto ele precisa além de está atento de suas responsabilidades como educador, aprender a ter um olhar tranqüilo sobre as produções das crianças, colocar-se com empatia e segurança. Com esse objetivo de mostrar o quanto à leitura facilita o desenrolar do seu desenvolvimento é que o processo de estudo dá-se através de pesquisa bibliográfica com os seguintes autores: AJURIAGUERRA (1984), FERREIRO (1993), PAIN (1985), VALETT (1989) entre outros colaboradores na área. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | ELFL - Monografias |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2005_tcc_elteixeira.pdf | 400,57 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.