Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/37743
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorAguiar, Elenita Maria Dias de Sousa-
dc.contributor.authorHolanda, Patrícia Helena Carvalho-
dc.date.accessioned2018-11-28T17:40:28Z-
dc.date.available2018-11-28T17:40:28Z-
dc.date.issued2006-
dc.identifier.citationAGUIAR, Elenita Maria Dias de Sousa; HOLANDA, Patrícia Helena Carvalho. Concepções e práticas de professores(as) e alunos(as) em avaliação da aprendizagem no ensino fundamental da rede pública de ensino de Teresina. In: CONGRESSO INTERNACIONAL EM AVALIAÇÃO EDUCACIONAL, 3., Fortaleza, 16-18 nov. 2006. Anais... Fortaleza: Imprensa Universitária, 2006. p. 21-27.pt_BR
dc.identifier.isbn85 7485 098 5-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/37743-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherIII Congresso Internacional em Avaliação Educacionalpt_BR
dc.subjectAvaliação da aprendizagempt_BR
dc.subjectEnsino fundamentalpt_BR
dc.subjectEducação pública municipalpt_BR
dc.subjectRede Pública de Teresinapt_BR
dc.titleConcepções e práticas de professores(as) e alunos(as) em avaliação da aprendizagem no ensino fundamental da rede pública de ensino de Teresinapt_BR
dc.typeArtigo de Eventopt_BR
dc.description.abstract-ptbrAtualmente, muito se tem falado em avaliação como via de possibilidade de melhoria da educação, é um tema em pauta, no entanto, as expectativas não condizem com a realidade educacional brasileira, na medida em que os números apresentados por sistemas avaliativos de aprendizagens, como o Sistema de Avaliação Educacional Brasileiro (SAEB) e o Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (PISA) demonstram que a aprendizagem dos estudantes é negativa e sem qualidade, da mesma forma é alto o índice de reprovação das escolas brasileiras, e baixo o nível de aprendizagem dos nossos alunos de ensino médio e até mesmo da universidade. Constata-se que os atores sociais que conduzem e participam da prática escolar que deveriam procurar conhecer e trabalhar com a significação da aprendizagem dos alunos e alunas, muitas vezes buscam apenas a verificação e não avaliação. Dessa forma, é pretensão deste trabalho, verificar como professores e alunos trabalham com a avaliação, observando as práticas desenvolvidas em sala de aula, assim como as ações externas da rotina escolar, portanto da avaliação, buscará analisar concepções e práticas de avaliação da aprendizagem vivenciadas pelos sujeitos (professores(as) e alunos(as)) que podem ser os principais atores no acompanhamento do processo ensino e aprendizagem, permitindo assim a real contribuição da avaliação para uma aprendizagem significativa, pois conforme Esteban et all (2000, p. 16-17) é preciso reconstruir o processo de avaliação, de forma que possa haver articulação do mesmo para com a aprendizagem, desenvolvendo assim o compromisso com o desenvolvimento de uma prática pedagógica comprometida com a inclusão, com a pluralidade, com o respeito às diferenças, com a construção coletiva que se faz necessária à formação humana. [...]pt_BR
Aparece nas coleções:PPGEB - Trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2006_eve_emdsaguiarphcholanda.pdf93,42 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.