Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/37743
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Aguiar, Elenita Maria Dias de Sousa | - |
dc.contributor.author | Holanda, Patrícia Helena Carvalho | - |
dc.date.accessioned | 2018-11-28T17:40:28Z | - |
dc.date.available | 2018-11-28T17:40:28Z | - |
dc.date.issued | 2006 | - |
dc.identifier.citation | AGUIAR, Elenita Maria Dias de Sousa; HOLANDA, Patrícia Helena Carvalho. Concepções e práticas de professores(as) e alunos(as) em avaliação da aprendizagem no ensino fundamental da rede pública de ensino de Teresina. In: CONGRESSO INTERNACIONAL EM AVALIAÇÃO EDUCACIONAL, 3., Fortaleza, 16-18 nov. 2006. Anais... Fortaleza: Imprensa Universitária, 2006. p. 21-27. | pt_BR |
dc.identifier.isbn | 85 7485 098 5 | - |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/37743 | - |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | III Congresso Internacional em Avaliação Educacional | pt_BR |
dc.subject | Avaliação da aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Ensino fundamental | pt_BR |
dc.subject | Educação pública municipal | pt_BR |
dc.subject | Rede Pública de Teresina | pt_BR |
dc.title | Concepções e práticas de professores(as) e alunos(as) em avaliação da aprendizagem no ensino fundamental da rede pública de ensino de Teresina | pt_BR |
dc.type | Artigo de Evento | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | Atualmente, muito se tem falado em avaliação como via de possibilidade de melhoria da educação, é um tema em pauta, no entanto, as expectativas não condizem com a realidade educacional brasileira, na medida em que os números apresentados por sistemas avaliativos de aprendizagens, como o Sistema de Avaliação Educacional Brasileiro (SAEB) e o Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (PISA) demonstram que a aprendizagem dos estudantes é negativa e sem qualidade, da mesma forma é alto o índice de reprovação das escolas brasileiras, e baixo o nível de aprendizagem dos nossos alunos de ensino médio e até mesmo da universidade. Constata-se que os atores sociais que conduzem e participam da prática escolar que deveriam procurar conhecer e trabalhar com a significação da aprendizagem dos alunos e alunas, muitas vezes buscam apenas a verificação e não avaliação. Dessa forma, é pretensão deste trabalho, verificar como professores e alunos trabalham com a avaliação, observando as práticas desenvolvidas em sala de aula, assim como as ações externas da rotina escolar, portanto da avaliação, buscará analisar concepções e práticas de avaliação da aprendizagem vivenciadas pelos sujeitos (professores(as) e alunos(as)) que podem ser os principais atores no acompanhamento do processo ensino e aprendizagem, permitindo assim a real contribuição da avaliação para uma aprendizagem significativa, pois conforme Esteban et all (2000, p. 16-17) é preciso reconstruir o processo de avaliação, de forma que possa haver articulação do mesmo para com a aprendizagem, desenvolvendo assim o compromisso com o desenvolvimento de uma prática pedagógica comprometida com a inclusão, com a pluralidade, com o respeito às diferenças, com a construção coletiva que se faz necessária à formação humana. [...] | pt_BR |
Aparece nas coleções: | PPGEB - Trabalhos apresentados em eventos |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2006_eve_emdsaguiarphcholanda.pdf | 93,42 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.