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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorMota, Joaquim Eduardo-
dc.contributor.authorGondim, Juliana Jesus-
dc.date.accessioned2018-11-26T18:09:40Z-
dc.date.available2018-11-26T18:09:40Z-
dc.date.issued2016-
dc.identifier.citationGONDIM, J. J. (2016)pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/37659-
dc.descriptionGONDIM, Juliana Jesus. Avaliação de viga de concreto pré-moldado para pontes rodoviárias com vão entre 15 e 35 metros. 2016 83 f. Monografia (Graduação em Engenharia Civil)-Centro de Tecnologia, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2016.pt_BR
dc.description.abstractOne of the most used methods worldwide for the construction of bridges and viaducts with spans of up to 40 m is what contains prestressed precast beams and concrete slabs on site. In Brazil, it is common to use precast concrete beams simply supported forming independent isostatic spans, putting joints on the supports. The present work aims to determine the allowable range of spans for a prestressed concrete beam, with a cross-section type I, that can be used in a road bridge deck. For this report, it was considered a class 45 bridge with 10 m of width and span varying from 15 m to 35 m. Different deck options were adopted, with interaxis varying between 0.50 m and 1.50 m. Isotropic concrete C40 was considered for beams and orthotropic concrete C40 for the slab, so the entire longitudinal flexure stress of the deck would be resisted by the beams. For the active reinforcement, chordae with 12.7 mm diameter and CP190RB steel were considered in 12 different arrangements. The maximum shear forces and bending moments were compared to the maximum allowed, through an analysis in the Ultimate Limit State and in the Serviceability Limit State. The results were presented in graphs that allow the identification of the limits of use of the beam considered, being the maximum allowable span of 30.7 m.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectPontept_BR
dc.subjectViga pré-moldadapt_BR
dc.subjectConcreto protendidopt_BR
dc.titleAvaliação de viga de concreto pré-moldado para pontes rodoviárias com vão entre 15 e 35 metrospt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.description.abstract-ptbrUm dos métodos mais utilizados mundialmente para a construção de pontes e viadutos com vãos de até 40 m é o que contém tabuleiros de vigas pré-moldadas protendidas e lajes concretadas no local. No Brasil, é comum a utilização de vigas de concreto pré-moldado simplesmente apoiadas formando vãos isostáticos independentes, colocando-se juntas sobre os apoios. O presente trabalho objetiva a determinação da faixa admissível de vãos para uma viga pré-moldada de concreto protendido, com seção transversal tipo I, que poderá ser utilizada em tabuleiro de pontes rodoviárias. Para este trabalho, considerou-se uma ponte de classe 45 com 10 m de largura e vão variando de 15 m a 35 m. Foram adotadas diferentes opções de tabuleiro, com intereixo variando entre 0,50 m e 1,50 m. Considerou-se concreto C40 isotrópico para as vigas e concreto C40 ortotrópico para a laje, para que todo o esforço longitudinal de flexão do tabuleiro fosse resistido pelas vigas. Para a armadura ativa, consideraram-se cordoalhas com diâmetro de 12,7 mm e aço CP190RB em 12 diferentes arranjos. Os máximos esforços cortantes e momentos fletores calculados foram comparados aos máximos permitidos, através de uma análise no Estado Limite Último e no Estado Limite de Serviço. Apresentaram-se os resultados em gráficos que permitem a identificação dos limites de utilização da viga considerada, sendo o vão máximo admissível de 30,7 m.pt_BR
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