Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/37638
Tipo: TCC
Título: Dislexia
Autor(es): Conceição, Maura Isabel da
Orientador: Ferreira, Gláucia Maria de Menezes
Palavras-chave: Dislexia;TDHA;Transtorno de Déficit de Atenção,
Data do documento: 2003
Citação: Conceição, M. I.; Ferreira, G. M. M. (2003)
Resumo: Esta monografia teve como objetivo mostrar as dificuldades de aprendizagem apresentadas pelas crianças, principalmente na leitura e na escrita, caracterizando, assim, o problema que representa a dislexia. Para tanto, procurou-se conceituar o que é dislexia, dentro da perspectiva de várias teorias defendidas por alguns autores, tais como Strauss e Werner, Kephart, Gtman, Barsch, Frostig, dentre outros. Verificou-se que, as instituições de ensino, principalmente as públicas, não possuem profissionais gabaritados que possam identificar alunos com problemas de dislexia. Por outro lado observou-se que os próprios professores, bem como os pais desses alunos, sozinhos, não conseguem identificar os sintomas da dislexia, e assim não proporcionam um ambiente satisfatório para que os alunos disléxicos possam atingir seus objetivos, como as demais crianças consideradas normais. O importante é verificar se o problema apresentado pelo aluno é uma dislexia propriamente dita, ou se é um atraso no desenvolvimento da leitura decorrente de fatores adversos como uma deficiência sensorial ou atraso cognitivo. No entanto, constatou-se que, em alguns casos, podem ocorrer mais de um transtorno ao mesmo tempo. Um exemplo disso é a presença da dislexia associada a um quadro de Transtorno de Déficit de Atenção, mais comumente conhecido pelo freqüente sintoma de hiperatividade. Nesses casos, nesta monografia constatou-se que uma avaliação médica se faz necessária, para mostrar aos profissionais de educação que crianças hiperativas não são obrigatoriamente normais, podendo, assim, apresentar sintomas disléxicos.
Descrição: CONCEIÇÃO, Maura Isabel da. Dislexia. 2003. 33f.- TCC ( Monografia) - Universidade Federal do Ceará, Centro de Treinamento e Desenvolvimento, Especialização em Inclusão da Criança Especial no Sistema Regular de Ensino Fortaleza (CE), 2003.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/37638
Aparece nas coleções:EICESREUFC - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2003_tcc_miconceicao.pdf200,5 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.