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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/37636
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.advisor | Laje, Maristela | - |
dc.contributor.author | Alencar, Maria de Jesus Queiroz de | - |
dc.date.accessioned | 2018-11-23T18:00:12Z | - |
dc.date.available | 2018-11-23T18:00:12Z | - |
dc.date.issued | 2003 | - |
dc.identifier.citation | Alencar, M. J. Q.; Laje, M. (2003) | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/37636 | - |
dc.description | ALENCAR, Maria de Jesus Queiroz de. Déficit de atenção /hiperatividade: mitos e desafios. 2003. 85f.- TCC ( Monografia) - Universidade Federal do Ceará, Centro de Treinamento e Desenvolvimento, Especialização em Inclusão da Criança Especial no Sistema Regular de Ensino Fortaleza (CE), 2003. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Transtorno do Deficit de Atenção com Hiperatividade | pt_BR |
dc.subject | Responsabilidade dos Pais | pt_BR |
dc.subject | Inclusão escolar | pt_BR |
dc.title | Déficit de atenção /hiperatividade: mitos e desafios | pt_BR |
dc.type | TCC | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | Os portadoras do transtorno do déficit de atenção/hiperatividade-TDAH costumam ser rotuladas como:desatentas, impulsivas, com atividade motora excessiva, incapazes de seguir normas e orientações determinadas. O meio científico acredita que o TDAH decorre de uma raiz central: a deficiência da inibição. Refere-se ainda a três problemas na capacidade de um indivíduo controlar o seu comportamento: dificuldade em manter sua atenção, controle ou inibição de impulsos e da atividade motora excessiva. Suas atitudes, comportamentos sem a assistência educacional devida favorecem o estabelecimento de relações conflituosas desadaptadas ao meio circundante, desenhando um sofrido percurso que pode iniciar com o fracasso escolar e culminar com a marginalização e exclusão social. Trata-se de um dos transtornos mentais mais freqüentes em crianças na idade escolar, atingindo de 3% a 5% da população estudantil. O conhecimento das causas tem progredido consideravelmente desde a metade da década de 1980. Os fatores biológicos(anormalidades no desenvolvimento cerebral) configuram a causa do TDAH. Até o momento, estudos evidenciam a existência da contribuição genética para suas anormalidades, sendo considerada mais determinante que a dos agentes ambientais ou dos fatores puramente sociais. Nessa perspectiva, os fatores neurológicos geneticamnte determinados são apontados como a causa mais importante na explicação desse problema.Os pais dos portadores desse transtorno são frequentemente responsabilizados acerca da educação a eles dispensados, daí serem julgados como descuidados, permissivos e negligentes. Adentrar no universo que rodeia os portadores de TDAH é imprescindível para incluí-los no seu contexto familiar, escolar e social. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | EICESREUFC - Monografias |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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