Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/37597
Type: Artigo de Evento
Title: Avaliação da aprendizagem: uma pesquisa com docentes de Ensino Médio da rede pública estadual de Maracanaú
Authors: Andrade, José Alexandre Leite de
Keywords: Avaliação da aprendizagem;Ensino Médio;Rede pública estadual;Maracanaú
Issue Date: 2006
Publisher: III Congresso Internacional em Avaliação Educacional
Citation: Andrade, J. A. L. (2006)
Abstract in Brazilian Portuguese: A avaliação no contexto educacional atualmente é considerada uma temática de suma importância no campo da Ciência da Educação, motivo pelo qual a investigação nesta área aumenta de forma significativa a cada ano. O quadro teórico atual do processo de avaliação da aprendizagem impõe inovações e conhecimentos teóricos ao papel atribuído ao avaliador, que passa a ser um educador, além de ser professor. A avaliação da aprendizagem realizada na escola apresenta um caráter classificatório e verificador de aprendizagens, segundo Vianna (2000, p.21) “a avaliação se limita apenas à verificação do rendimento escolar, atividade rotineira no âmbito institucional da escola”, ou seja, para que a avaliação esteja a serviço da aprendizagem, é necessária uma busca constante de qualificação dos professores, através de reflexão sobre suas práticas avaliativas, principalmente, em relação à concepção de avaliação e às suas finalidades no processo avaliativo. [...]
Description: ANDRADE, José Alexandre Leite de. Avaliação da aprendizagem: uma pesquisa com docentes de Ensino Médio da rede pública estadual de Maracanaú. In: CONGRESSO INTERNACIONAL EM AVALIAÇÃO EDUCACIONAL, 3., Fortaleza, 16-18 nov. 2006. Anais... Fortaleza: Imprensa Universitária, 2006. p. 211-220.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/37597
ISBN: 85 7485 098 5
Appears in Collections:PPGEB - Trabalhos apresentados em eventos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2006_eve_jalandrade.pdf99,18 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.