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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSantos, Francesca Danielle Gurgel dos-
dc.contributor.authorCiasca, Maria Isabel Filgueiras Lima-
dc.contributor.authorRodrigues, Lídia Azevedo de Menezes-
dc.contributor.authorCarvalho, Débora Aldyane Barbosa-
dc.date.accessioned2018-11-21T18:31:05Z-
dc.date.available2018-11-21T18:31:05Z-
dc.date.issued2015-
dc.identifier.citationSANTOS, Francesca Danielle Gurgel dos; CIASCA, Maria Isabel Filgueiras Lima; RODRIGUES, Lídia Azevedo de Menezes; CARVALHO, Débora Aldyane Barbosa. SPAECE: perspectiva de acompanhamento da aprendizagem dos alunos cearenses através de seus resultados. RECEI Revista Ensino Interdisciplinar, Mossoró, RN, v. 1, n. 1, Jul. 2015.pt_BR
dc.identifier.issn2447-0783-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/37544-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherRECEI Revista Ensino Interdisciplinarpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAvaliaçãopt_BR
dc.subjectSPAECEpt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.subjectEnsino Médiopt_BR
dc.titleSPAECE: perspectiva de acompanhamento da aprendizagem dos alunos cearenses através de seus resultadospt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.description.abstract-ptbrA avaliação educacional em larga escala propicia informações sobre a qualidade da educação pública através da avaliação de desempenho dos alunos. As informações geradas devem servir de subsídio não só para gestores educacionais das esferas governamentais, mais precisa ser ferramenta eficaz para nortear o trabalho pedagógico interventivo do professor, gestor da sala de aula. Assim, o presente artigo, resultado parcial da pesquisa de Doutorado que vem sendo desenvolvida na linha de Avaliação Educacional, no eixo Avaliação do Ensino-Aprendizagem na Universidade Federal do Ceará (UFC), objetiva analisar uma nova perspectiva de acompanhamento pedagógico dos resultados de aprendizagem dos alunos do Ensino Médio do Estado do Ceará através da utilização dos resultados das avaliações de Língua Portuguesa e Matemática no Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica do Ceará (SPAECE), período 2008-2011, diferenciando a análise horizontal da verticalizada comumente divulgada nos relatórios oficiais da Secretaria da Educação do Estado do Ceará. Os procedimentos metodológicos abrangem pesquisa documental, com consulta e análise de relatórios dos resultados do SPAECE em suas várias edições Ceará (2012, 2009a, 2009b, 2008a, 2008b, 2008c); pesquisa bibliográfica de autores renomados da avaliação educacional, dentre eles Luckesi (2006; 1999), Perrenoud (1999), Worthen, Sanders e Fitzpatrick (2004), Vianna (2009; 2003; 2002; 2000; 1989) e Klein (2005); e estudo longitudinal das médias de desempenho da proficiência dos alunos do Ensino Médio, resultado das avaliações em Língua Portuguesa e Matemática do SPAECE, período 2008-2011, indicando quais habilidades dominavam e/ou deveriam dominar após a conclusão dos três anos do Ensino Médio. Como decorrência da pesquisa, se constatou que a análise horizontal, que segue uma perspectiva longitudinal no acompanhamento da evolução da aprendizagem do mesmo grupo de alunos durante os três anos do Ensino Médio, se mostra mais eficaz para o uso pedagógico no âmbito escolar. Assim a aplicação censitária do SPAECE nas três séries do Ensino Médio proporcionou avanços significativos na produção de informações, transparência dos resultados gerais e individualizados sobre o desempenho dos alunos avaliados, possibilitando novos olhares e análises dos dados na perspectiva de melhor orientar o trabalho pedagógico interventivo. Portanto necessita-se maior apropriação e compreensão dos resultados pelo corpo docente, com a finalidade de utilização dos resultados para melhorar a aprendizagem dos alunos no Ensino Médio.pt_BR
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