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dc.contributor.advisorPires, Aparecida Carneiro-
dc.contributor.authorGuimarães, Maria Luiza de Freitas-
dc.date.accessioned2018-11-21T11:28:40Z-
dc.date.available2018-11-21T11:28:40Z-
dc.date.issued2015-
dc.identifier.citationGuimarães, M. L. F.; Pires, A. C. (2015)pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/37476-
dc.descriptionGUIMARÃES, Maria Luiza de Freitas. Concepções e práticas de desenho em um centro de educação infantil municipal e em um jardim de infância Waldorf em Fortaleza-Ce. 2015. 84f. –TCC (Monografia) - Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Educação, Curso de Especialização em Educação Infantil, Fortaleza (Ce), 2015.pt_BR
dc.description.abstractThe research investigates the concepts and practices of drawings in an Early Childhood Center of the City hall and in a Waldorf Kindergarten in Fortaleza-CE, by realizing, as a pre-school teacher in the public system, strong tendency to disciplining children, use of printouts tasks related to holidays, anticipation of elementary education contents and the disrepute in relation to authorial and expressive children's drawing. This way, it plots the history of art education and identifies their contributions in design education in Brazilian early childhood educational institutions; rescues the trajectory of drawing teaching in the official documents for Early Childhood Education in Brazil and Literature about Waldorf Education. Uses literature and field research methodologies. Interviews four subjects: two teachers (one in each school studied) and two children (one in each school). Authors as Steiner (2001), Lanz (2005), Ignácio (1995), Vygotsky (1988), Piaget (1973), Wallon (1983), Fusari e Ferraz (1993), Barbosa (1989), Rhoda Kellogg (1967), Iavelberg (2006), among others, make up the theoretical referenda of the research. Several design concepts arise in the researched educational locus: encouraging creativity, freedom, and child authorial expression; use of printed copies for coloring; respect and seriousness with which children’s productions are seen; drawing observation as a portrait of human development and differences in the interpretation of children's drawing. The research glimpses the possibility of a fruitful dialogue among the two drawing teaching methodologies investigated, recognizes this study contribution in developing experiences in the visual arts area in Childhood Education and foresees a fertile field of studies to be sown. Keywords:pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectArte-Educaçãopt_BR
dc.subjectDesenho infantilpt_BR
dc.subjectExpressão autoralpt_BR
dc.subjectArt Educationpt_BR
dc.subjectChildren's drawingpt_BR
dc.subjectAuthorial expressionpt_BR
dc.titleConcepções e práticas de desenho em um centro de educação infantil municipal e em um jardim de infância Waldorf em Fortaleza-Ce.pt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.description.abstract-ptbrA pesquisa investiga as concepções e práticas de desenho em um Centro de Educação Infantil da Prefeitura Municipal e em um Jardim de Infância Waldorf em Fortaleza-CE, por perceber, enquanto professora da pré-escola na rede pública, forte tendência a disciplinarização das crianças, utilização de tarefas xerocopiadas ligadas a datas comemorativas, antecipação dos conteúdos do ensino Fundamental e o desprestígio em relação ao desenho infantil autoral e expressivo. Assim sendo, traça um histórico da Arte-Educação, identifica suas contribuições no ensino do desenho nas instituições de Educação Infantil brasileiras, resgata a trajetória do ensino do desenho nos documentos oficiais para a Educação Infantil no Brasil e na Literatura sobre a Pedagogia Waldorf. Utiliza como metodologia a pesquisa bibliográfica e de campo. Realiza entrevistas com quatro sujeitos: duas professoras (uma em cada escola pesquisada) e duas crianças (uma em cada escola). Autores como Steiner (2001), Lanz (2005), Ignácio (1995), Vygotsky (1988), Piaget (1973), Wallon (1983) Fusari e Ferraz (1993), Barbosa (1989), Rhoda Kellogg (1967), Iavelberg (2006), entre outros, compõem a fundamentação teórica da pesquisa. Nos lócus educacionais pesquisados surgem diversas concepções de desenho: incentivo à criatividade, à liberdade e à expressão autoral infantil; utilização de cópias impressas para colorir; respeito e seriedade com relação às produções das crianças; observação do desenho como retrato do desenvolvimento humano e diferenças na interpretação do desenho infantil. A pesquisa vislumbra a possibilidade de um diálogo profícuo entre as metodologias de ensino do desenho investigadas, reconhece a contribuição desse estudo para o aprimoramento das experiências na área das artes visuais na Educação Infantil e antevê um fecundo campo de estudos a ser semeado. Palavras-chave:pt_BR
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