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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/37452
Tipo: | TCC |
Título: | Brincadeira na educação infantil: a presença da brinquedoteca no Centro de Educação Infantil |
Autor(es): | Chaves, Elma Cristina de Oliveira |
Orientador: | Sá, Ticiana Santiago de |
Data do documento: | 2012 |
Citação: | Chaves, E. C. O. (2012) |
Resumo: | A presente pesquisa tem como objetivo geral conhecer como os professores da pré-escola de uma instituição pública municipal de Pacajus entendem a utilização da brinquedoteca na Educação Infantil; buscando, especificamente, identificar a compreensão dos professores de pré-escola sobre o papel da brinquedoteca no desenvolvimento das crianças; evidenciar que referenciais teóricos e metodológicos os professores de pré-escola conhecem sobre brinquedoteca institucional; saber como as visitas à brinquedoteca são planejadas e organizadas no cotidiano da pré-escola na instituição de Educação Infantil e descobrir como os professores de pré-escola atuam quando estão com as crianças na brinquedoteca. Teoricamente, esse trabalho foi embasado na conjectura sócio histórica de Vygotsky, tendo como base filosófica o materialismo histórico e dialético, como também nas percepções de autores que abordam tal temática como Kishimoto (2010), Cunha (2007), Rego (1995), Vasconcelos (2000) e Pereira (2004). Dentro do quadro docente da instituição, foram escolhidas duas professoras que já participaram de formação sobre brinquedoteca e duas que não tiveram essa mesma oportunidade. O percurso metodológico empregou a investigação qualitativa tendo como método de coleta de dados entrevistas semi-estruturadas individuais com cada sujeito pesquisado, realizadas na própria instituição onde foi percebida a necessidade de realização de uma entrevista de aprofundamento. Ao final desse estudo, concluiu-se que apesar das professoras pesquisadas valorizarem a formação em sua profissão, uma afirmou não se lembrar de nenhuma teoria sobre educação e as outras demonstraram ter apenas um conhecimento superficial sobre essas teorias, o que me fez identificar que nenhuma delas faz uso, conscientemente, de algum referencial teórico em sua prática diária. As profissionais concordam que a criança pode se desenvolver plenamente brincando a partir das experiências delas e das interações proporcionadas pela brincadeira, que a brincadeira deve ser um dos eixos norteadores das práticas realizadas no CEI, não podendo, assim, ficar de fora da rotina diária das crianças, afirmam que a brinquedoteca do CEI onde trabalham funciona apenas como depósito de brinquedos por não ter estrutura física adequada para esse fim, por ser pequena e quente, e que a brinquedoteca é um espaço mediador de aprendizagens fundamentais para as crianças, facilitando o relacionamento entre professor e criança, possibilitando seu desenvolvimento integral. |
Abstract: | This research aims to understand how general teachers from pre-school to a public municipal Pacajus understand the use of the toy in kindergarten; looking specifically identify the understanding of pre-school teachers on the role of the playroom development of children; show that theoretical and methodological teachers of preschool playroom know about institutional; know how the toy library visits are planned and organized the daily pre-school institution in Kindergarten and discover how teachers pre- school when they are working with children in playroom. Theoretically, this work was based on historical Vygotsky's socio conjecture, based on the philosophical dialectical and historical materialism, but also on the perceptions of authors who address such themes as Kishimoto (2010), Cunha (2007), Rego (1995), Vasconcelos (2000) and Pereira (2004). Within the teaching staff of the institution, two teachers were chosen who have participated in training on playroom and two who did not have that same opportunity. The methodological approach employed with qualitative research as a method of data collection semi-structured interviews with each individual research subject, held at the institution where it was perceived the need to conduct a further interview. At the end of this study, it was concluded that although the teachers surveyed value the training in their profession, a claimed not to remember any theory on education and the other showed only have a superficial knowledge about these theories, which made me identify that no makes use of them, consciously, some theoretical in their daily practice. The professionals agree that the child can develop fully playing them from the experiences and interactions offered by the joke, the joke must be one of the guiding principles of the practices performed in the CIS, and can not therefore be left out of the daily routine of children, the toy say where the ISC functions only as working tank toys for not having adequate physical structure for this purpose, because it is small and hot, and that the toy is a fundamental learning intermediary space for children, facilitating the relationship between teacher and child, allowing their integral development. |
Descrição: | CHAVES, Elma Cristina de Oliveira. Brincadeira na educação infantil: a presença da brinquedoteca no Centro de Educação Infantil. 2012. 67f. - TCC (Monografia) - Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Educação, Departamento de Estudos Especializados, Curso de Especialização em Educação Infantil, Fortaleza (CE), 2012. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/37452 |
Aparece nas coleções: | EEI - Monografias |
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