Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/37446
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorGondim, Meire Virgínia Cabral-
dc.contributor.authorBastos, Regiane Silva-
dc.date.accessioned2018-11-20T13:26:00Z-
dc.date.available2018-11-20T13:26:00Z-
dc.date.issued2015-
dc.identifier.citationBASTOS, Regiane Silva. Contação de histórias: análise de recursos e de estratégias utilizadas pelas professoras na educação infantil. 2015. 83f.–TCC (Monografia) - Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Educação, Curso de Especialização em Docência na Educação Infantil, Fortaleza (Ce), 2015.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/37446-
dc.description.abstractStory telling is a very important activity in the cognitive, linguistic and affective growth of a child. For that reason, the objective of this work is to analyze the resources and strategies utilized by teachers and the role of story telling in kindergarden.To achieve these goals, we elaborated interviews semi-structured with three teachers from kindergarden V and observed six sessions of story telling at the school, that were recorded in audio and video, and and later transcripted the pedagogic procedures used by the teachers in the narrative process. The data analysis revealed that: i) The interaction and affection between teacher and child are fundamental, because they play a motivational role in the story telling moment, especially, in regards to the interest and the attention of the child for the narrative. ii) The strategies and resourcers undertaken such as posture, thriller, questions about the story also constituted important elements to the involvement and success of the story telling. iii) The Teacher's creativity and sensibility proved essential to attract the kids, since the children have shown the capacity to take themselves to a imaginary world. Thereby, we believe, based on observation, that story telling needs a bigger place in a kindergarden child routine, and for that it is necessary a pedagogic formation that recognizes story telling as a significative activity, so that it is no longer just a way to pass time and become a tool for development and sensibilization of the child's conscience, being one of the essential means to have quality in the activity.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectInfantil Vpt_BR
dc.subjectLiteratura Infantilpt_BR
dc.subjectContação de históriaspt_BR
dc.subjectStory tellingpt_BR
dc.subjectChild literaturept_BR
dc.titleContação de histórias: análise de recursos e de estratégias utilizadas pelas professoras na educação infantilpt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.description.abstract-ptbrcontação de histórias é uma atividade importante no desenvolvimento cognitivo, linguístico e afetivo da criança. Por essa razão, objetivamos neste trabalho analisar os recursos e as estratégias utilizadas pelas professoras e o papel da contação de histórias na Educação Infantil. Para cumprirmos esses objetivos, elaboramos entrevistas semiestruturadas com três professoras do Infantil V e observamos, no decorrer de seis sessões de contação de histórias realizadas na escola, que foram gravadas em áudio e vídeo e posteriormente transcritas, os procedimentos didáticos pedagógicos empreendidos pelas professoras no processo das narrativas. A análise dos dados nos revelou que: i) a interação e a afetividade entre as professoras e as crianças são fundamentais, porque exercem um papel motivador no momento da contação, em especial, no que diz respeito ao interesse e à centração das crianças pela narrativa; ii) as estratégias e os recursos empreendidos, tais como postura, suspense, perguntas sobre a história também se constituíram elementos importantes para o envolvimento das crianças e o êxito na contação; iii) a criatividade e a sensibilidade da professora também mostram-se essenciais para a atração dos pequenos, uma vez que as crianças demonstraram a capacidade de ser transportadas a um mundo imaginário. Dessa forma, acreditamos, com base nas observações, que a contação de histórias precisa ocupar um lugar de destaque na rotina das crianças da educação Infantil e para isso faz-se necessário uma formação pedagógica que reconheça a contação como uma atividade significativa, de modo que ela deixe de ser um passatempo e torne-se um instrumento de desenvolvimento e de sensibilização da consciência infantil, sendo um dos meios essenciais para que se tenha qualidade na atividade.pt_BR
Aparece nas coleções:EDEI - Monografia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_tcc_rsbastos.pdf1,61 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.