Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/37422
Tipo: | TCC |
Título: | Aprender a cuidar e educar no infantil III: saberes necessários à atuação do professor por docentes de Fortaleza-ce |
Autor(es): | Almeida, Maria Aparecida Lima |
Orientador: | Dieb, Messias Holanda |
Palavras-chave: | Educação Infantil;Docência;Saberes;Child education;Teaching profession;Knowledge |
Data do documento: | 2015 |
Citação: | Almeida, M. A. L.; Dieb, M. H. (2015) |
Resumo: | O presente trabalho tem como objetivo estudar a competência profissional de professores da Educação Infantil da rede municipal de Fortaleza-CE, especialmente os que atuam na etapa do Infantil III, com base nos saberes apontados por eles como necessários para trabalhar com as crianças desse nível, nas justificativas ao elencarem tais saberes e nos modos como estes estão sendo por eles construídos. Os sujeitos que participaram desta pesquisa são professoras efetivas da Secretaria Municipal de Educação de Fortaleza. Ao todo, participaram sete docentes, com as quais utilizamos a entrevista semiestruturada como instrumento para a construção dos dados. Para alcançar os nossos objetivos, contamos com o apoio teórico de estudiosos que discutem a profissionalidade docente na Educação Infantil, em especial as contribuições de Oliveira-Formosinho (2005). Após analisados, os dados nos mostraram que as professoras, para se tornarem boas profissionais no Infantil III, consideram como necessário que elas construam saberes sobre os estágios do desenvolvimento da criança e sobre suas múltiplas linguagens. As justificativas apresentadas por elas indicam que, ao construírem tais saberes, elas desenvolvem maior segurança no fazer docente, no atendimento aos desafios da atividade e no auxílio ao planejamento. Esses saberes, segundo elas, são construídos em momentos de leitura e de estudo pessoal, nas observações constantes acerca do comportamento da criança, nas interações com a família e nos momentos de planejamento e trocas de experiências com os colegas de escola. Concluímos que as professoras consideram fundamental o embasamento teórico, através dos estudiosos da educação Infantil, bem como uma relação afetiva positiva entre professora e criança. |
Abstract: | The present paper aims at assessing the level of professional competence in teachers of child education in the municipal network of public schools in Fortaleza, Ceará, especially the ones who work with children in the third stage of child education. This assessment is based on tools that these professionals have pointed out as necessary in order to work with children at this level, as well as in their justifications for pointing out such knowledge and the way it is built by these professionals. The subjects of this research are regular teachers of the Secretaria Municipal de Educação de Fortaleza. Seven teachers took part in the research by submitting themselves to our semi-structured interview, which was the tool for construction of data. To achieve our goals, we rely on the theoretical support of scholars who discuss the teaching profession early childhood education, especially the contribuitions of Oliveira-Formosinho (2005). After analyzed, the data showed in that the teachers, to become good professionals at the Children III, regard as necessary for them to build knowledge about the stages of development the children on its multiple languages. The justifications presented by them indicate that by building such knowledge they develop greater safety in practice, in the treatment the challenges of teaching activity and aid planning. This knowledge, in their view, are built in times of reading and personal study, the constant comments about the child’s behavior, interactions with family and in times of planning and exchange of experiences with classmates. We conclude that the teachers consider the fundamental theoretical basis through the scholars of early childhood education and a positive affective relationship between teacher and child. Key words: |
Descrição: | ALMEIDA, Maria Aparecida Lima .Aprender a cuidar e educar no infantil III: saberes necessários à atuação do professor por docentes de Fortaleza-ce. 2015. 58f.–TCC (Monografia) - Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Educação, Curso de Especialização em Docência na Educação Infantil, Fortaleza Ce), 2015. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/37422 |
Aparece nas coleções: | EDEI - Monografia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2015_tcc_malalmeida.pdf | 577,02 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.