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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/37416
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.advisor | Frota, Ana Maria Monte Coelho | - |
dc.contributor.author | Araújo, Janice Débora de Alencar Batista | - |
dc.date.accessioned | 2018-11-19T13:32:52Z | - |
dc.date.available | 2018-11-19T13:32:52Z | - |
dc.date.issued | 2015 | - |
dc.identifier.citation | Araújo, J. D. A. B.; Frota, A. M. M. C. (2015) | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/37416 | - |
dc.description | ARAÚJO, Janice Débora de Alencar Batista. O que há de novo na roda? a roda de conversa como espaço de escuta e participação da criança. 2015. 78f. –TCC (Monografia) - Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Educação, Curso de Especialização em Docência na Educação Infantil, Fortaleza (Ce), 2015. | pt_BR |
dc.description.abstract | This study aims to understand the concepts and practices in “talking circle times” of two teachers of kindergarten classes (4 years old) in Public Childhood Education Institutions of Fortaleza City Hall. For some time “talking circle times” were characterized as direct practices with didactic rules held always in the same way, occupying an impoverished space in which there was little participation of children and where pedagogy of transmission was dominant. We conducted a Qualitative Research, for it seeks to understand a phenomenon from its meanings. The methodological procedures used were participant observation, and semi structured interviews with the teachers. We used as tools: field diary and filming.The analyzes of the results point to talking circle times as a space for participation and listening of the child. It’s necessary that the teacher in her child's conception, conceive it as a competent being, which produces and acts in culture. For one of the collaborators, the child needs to be "taught", "educated" falling to the adult "teach", "guide" remnants of a directive pedagogy. And another, who sees the child as competent, being attentive to their speech and expressions, comprises the conversation circle as a dialogic practice. It should be a democratic space in which children can have active participation and possibilities of meetings among child and teacher and child and child. We believe our work can contribute to the improvement of pedagogical practices. We advocate talking circle to be really conversation in the circle, a democratic space of individuality and collectivity expression. We also hope that the interactions and games, guides of the curriculum principles, can be fulfilled by looking and listening. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Roda de conversa | pt_BR |
dc.subject | Pedagogia da Participação | pt_BR |
dc.subject | Escuta | pt_BR |
dc.subject | Talking Circle | pt_BR |
dc.subject | pedagogy | pt_BR |
dc.title | O que há de novo na roda? a roda de conversa como espaço de escuta e participação da criança | pt_BR |
dc.type | TCC | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | Este estudo tem como objetivo compreender as concepções e práticas sobre a Roda de conversa de duas professoras do Infantil IV de instituições de Educação Infantil da Rede Pública de Fortaleza. Por algum tempo a “Roda de conversa” caracterizou-se como uma prática diretiva, “didatizada”, acontecendo de forma sempre igual, ocupando um espaço empobrecido, no qual havia pouca participação das crianças, cuja pedagogia da transmissão era a dominante. Realizamos uma Pesquisa Qualitativa, pois busca a compreensão de um fenômeno a partir de seus significados.Os procedimentos metodológicos utilizados foram observação participante e entrevista semi estruturada realizadas com as professoras. Como instrumentos: anotações no diário de campo e filmagens. As análises dos resultados apontam para que a Roda de conversa seja um espaço de participação e de escuta da criança é preciso que a professora na sua concepção de criança,conceba-a como ser competente, que produz e atua na cultura.Para uma das colaboradoras, a criança precisa ser “ensinada”, “instruída” cabendo ao adulto, “orientar” resquícios de uma pedagogia diretiva. E outra, que compreende a criança como competente, estando atenta para suas falas e expressões, compreende a Roda de conversa como prática dialógica. Devendo ser espaço democrático, onde as crianças tenham participação ativa e possibilidades de encontro entre as crianças-professora e crianças-crianças. Acreditamos que nosso trabalho possa contribuir para o aprimoramento das práticas pedagógicas. Lutamos para que a Roda de conversa seja realmente a conversa na roda, espaço democrático, de expressão das individualidades e da coletividade. Esperamos também que as interações e as brincadeiras, eixos norteadores do currículo, sejam perpassados pelo olhar e pela escuta. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | EDEI - Monografia |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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