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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/37412
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.advisor | Lima, Mariana Mont'Alverne Barreto | - |
dc.contributor.author | Silva, Talita Brasil e | - |
dc.date.accessioned | 2018-11-19T12:09:18Z | - |
dc.date.available | 2018-11-19T12:09:18Z | - |
dc.date.issued | 2018 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, Talita Brasil e. Apropriação cultural da estética negra: práticas discursivas e lutas de representação no ciberespaço. 2018. 103f. – Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós-graduação em Sociologia, Fortaleza (CE), 2018. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/37412 | - |
dc.description.abstract | This research aims to understand the discussion about cultural appropriation and black aesthetics in the brazilian context and how it is expressed in the articles published by Geledés – Instituto da Mulher Negra, on the cyberspace. These investigations are guided by the attempt to understand the notion of cultural appropriation used in the discussions, indentify agents that operate appropriation practices and constitutive elements of these debates. The research corpus is made of a collection and analysis of eighteen articles published by the Instituto, trying to rebuild the perception about the observed phenomenon. Hence, it is a qualitative research because of it’s goals of exploring discursive practices and meanings shared in each one of the selected articles, identifying the construction of social representations around the idea of cultural appropriation from black aesthetics. The general hypothesis is that the appropriation practices here investigated are associated to the emptying of the original meaning assigned to some afro-brazilian cultural manifestations. This empyting is performed by State’s actions, that converts ethnic elements in national symbols, by market’s action, that turns these elements in exotic goods, and by people’s actions, that rework, among different perceptions, the original meanings of such cultural manifestations. From this, it was inferred that there are conflicts around the legitimacy of meanings assigned to afro-brazilian cultural manifestations, setting representation disputes between the black movements and agents that operate these appropriation practices. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Ciberespaço | pt_BR |
dc.subject | Apropriação cultural | pt_BR |
dc.subject | Estética negra | pt_BR |
dc.subject | Cyberspace | pt_BR |
dc.subject | Representation disputes | pt_BR |
dc.title | Apropriação cultural da estética negra: práticas discursivas e lutas de representação no ciberespaço | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | Esta pesquisa objetiva compreender o debate sobre apropriação cultural da estética negra no cenário brasileiro tal como este se expressa nas matérias publicadas por Geledés – Instituto da Mulher negra, no âmbito do ciberespaço. As investigações aqui conduzidas orientam-se pela tentativa de apreender a noção de apropriação cultural empregada em tais discussões, identificar os agentes que operam tais práticas de apropriação, como também os possíveis elementos constitutivos do debate em questão. O corpus deste trabalho constituiu-se pelo levantamento e análise de dezoito publicações veiculadas pelo Instituto de modo a reconstruir a percepção sobre o fenômeno estudado. Esta pesquisa apresenta, portanto, caráter qualitativo dada sua intencionalidade em explorar as práticas discursivas e significados compartilhados em cada uma das matérias selecionadas, identificando assim a construção de representações sociais em torno da ideia de apropriação cultural da estética negra. Apresenta-se como hipótese geral a ideia de que as práticas de apropriação aqui investigadas associam-se ao esvaziamento de significados iniciais atribuídos a determinadas manifestações culturais afro- brasileiras. Tais esvaziamentos se processam pela ação do Estado, ao converter elementos étnicos em símbolos de nacionalidade, pela ação do mercado, ao tornar bens culturais em mercadorias exóticas, e por fim, pela ação dos próprios sujeitos, ao reelaborarem mediante distintas recepções, os significados iniciais atribuídos a tais bens e manifestações culturais. As conclusões apresentadas evidenciam disputas travadas em torno da legitimidade dos sentidos atribuídos às manifestações culturais afro-brasileiras, configurando assim, lutas de representações entre os movimentos negros e os agentes que operam tais práticas de apropriação. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | PPGS - Dissertações defendidas na UFC |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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2018_dis_tbsilva.pdf | 1,09 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
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