Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/37410
Tipo: TCC
Título: Ilustrações dos livros infantis: perspectivas de professores e crianças na pré-escola
Autor(es): Lopes, Francisca Janete
Orientador: Silva, Fátima Sampaio
Palavras-chave: Literatura infantil;Criança;Ilustrações
Data do documento: 2015
Citação: Lopes, F. J.; Silva, F. S. (2015)
Resumo: Ao longo da história a forma como a Literatura Infantil foi produzida vem sofrendo transformações que levam em consideração as especificidades deste gênero literário destinado à criança. Dentre essas transformações, pode-se destacar o uso da imagem, figurando como mais uma linguagem nas narrativas infantis. Assim, é focando na relação que se estabelece entre imagem e escrita no livro infantil, que esse estudo se propôs a analisar as concepções que professores e crianças da Educação Infantil têm a respeito do uso das ilustrações nas narrativas dos livros infantis. Como apoio teórico, recorri aos estudos realizados por Cadermatori (2010), Coelho (2000), Lajolo e Zilberman (2007) e Teberosky e Colomer (2003). Encontrei na pesquisa qualitativa um caminho para investigação, que se caracterizou como um estudo de caso para que os objetivos deste estudo fossem atingidos. A pesquisa se realizou em uma Instituição de Educação Infantil pública municipal, na qual selecionei os sujeitos da pesquisa, quatro crianças do Infantil IV e sua professora. Para a coleta dos dados utilizei as seguintes técnicas: observação, entrevista, questionário e análise documental. Todos os dados foram registrados por meio de gravação de áudio, de uma filmadora, de uma máquina fotográfica e de um diário de campo que durante a pesquisa foram analisados a partir de critérios qualitativos. Os resultados indicam que para as professoras, as ilustrações constituem uma representação da realidade que auxilia as crianças na compreensão do texto. Para as crianças, as ilustrações constituem uma linguagem que transmite significados. Palavras-chave:
Descrição: LOPES, Francisca Janete. Ilustrações dos livros infantis: perspectivas de professores e crianças na pré-escola. . 2015. 52f. –TCC (Monografia) - Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Educação, Curso de Especialização em Docência na Educação Infantil, Fortaleza (Ce), 2015.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/37410
Aparece nas coleções:EDEI - Monografia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_tcc_fjlopes.pdf657,76 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.