Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/37407
Tipo: TCC
Título: A formação da autoestima da criança no contexto de uma instituição de educação infantil
Autor(es): Freire, Diana Isis Albuquerque Arraes
Orientador: Silva, Fátima Sampaio
Palavras-chave: Autoestima;Educação Infantil;Rotina;Self-esteem;Early Childhood Education
Data do documento: 2015
Citação: Freire, D. I. A. A.; Silva, F. S. (2015)
Resumo: Esta pesquisa se propôs a analisar o processo de formação da autoestima da criança em idade pré-escolar, no contexto de uma instituição de Educação Infantil. Os objetivos específicos foram: analisar a rotina da pré-escola focalizando a contribuição dos seus elementos constitutivos (espaço, materiais, tempo e atividades) e as interações entre os sujeitos (professores e crianças) para a autoestima da criança e conhecer as concepções dos professores sobre a autoestima da criança. As teorias de Vygotsky e Wallon constituíram o suporte teórico da presente pesquisa, por enfatizarem a importância do meio sociocultural para o desenvolvimento e considerarem o desenvolvimento infantil de modo global e integrado. O estudo também se apoiou em algumas referências oficiais como leis e documentos do Ministério de Educação e da Secretaria de Educação do Estado do Ceará. A abordagem metodológica foi qualitativa, utilizando-se para a construção dos dados as seguintes técnicas: questionário, entrevista individual semiestruturada e observação. O diário de campo e a gravação constituíram os modos de registro dos dados. O “locus” da pesquisa foi uma instituição de Educação Infantil que mantém turmas de pré-escola e os sujeitos foram os professores de duas turmas de pré-escola e as crianças. Após a organização e sistematização dos dados, estes foram submetidos a uma análise de natureza qualitativa. A pesquisa apontou que as professoras consideram que é importante refletir sobre o tema autoestima e que as crianças expressaram a necessidade de ouvir palavras que as valorizem. Além disto, as professoras se reportaram às limitações dos espaços e dos materiais para a realização do trabalho pedagógico. Pode-se constatar, então, que a escola pode contribuir para a formação da autoestima da criança, por meio da realização de práticas pedagógicas que atendam às necessidades e interesses das crianças e de interações positivas e afetivas entre o professor e as crianças.
Abstract: This research aimed at analyzing the process of self-esteem formation in pre-school children enrolled in an Early Childhood Education institution. The specific objectives were: to analyze a pre-school routine, focusing upon the contribution of its mains features (space, materials, time and activities) as well as of the interactions among the subjects (teachers and children) upon the children’s self-esteem and to know teachers’ conceptions about the self-esteem of children. The theories of Vygotsky and Wallon constituted the theoretical basis of this research, because they emphasize the importance of the socio-cultural environment for the development and consider the child development as a global and whole process. The research was also based on some official references as laws and documents of the Ministry of Education and the Secretary of Education in Ceará State. The methodological approach was qualitative and for collecting the data the following instruments and procedures were utilized: a questionnaire, a semi-structured individual interview and field observation. A field diary and a tape recorder were utilized to register the data. The "locus" of the research was an early childhood education institution that has preschool classes and the subjects were the children of two pre-school classes and their teachers. The data were organized, systematized and subjected to a qualitative analysis. The results indicate that the teachers consider important to reflect upon the importance of self-esteem and the children expressed the need to listen to words which will make them feel worthy. Besides, the teachers reported about the limitations of the pre-school physical structure as well its pedagogical materials. There is evidence that the school may contribute to children’ self-esteem by means of pedagogical practices which attend children’ needs an interests and by means of positive and affective interactions among teachers and pre-school children.
Descrição: FREIRE, Diana Isis Albuquerque Arraes. A formação da autoestima da criança no contexto de uma instituição de educação infantil. 2015. 108f. –TCC (Monografia) - Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Educação, Curso de Especialização em Docência na Educação Infantil, Fortaleza (Ce), 2015.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/37407
Aparece nas coleções:EDEI - Monografia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_tcc_ diaafreire.pdf714,06 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.