Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/37406
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Almeida, Maria Socorro Silva | - |
dc.contributor.author | Silveira, Cybele Pedreira | - |
dc.date.accessioned | 2018-11-16T18:54:38Z | - |
dc.date.available | 2018-11-16T18:54:38Z | - |
dc.date.issued | 2015 | - |
dc.identifier.citation | Silveira, C. P.; Almeida, M. S. S. (2015) | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/37406 | - |
dc.description | SILVEIRA, Cybele Pedreira..Concepções de professoras de educação infantil acerca da função da creche. 2015. 63f. –TCC (Monografia) - Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Educação, Curso de Especialização em Docência na Educação Infantil, Fortaleza (Ce), 2015. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Concepções | pt_BR |
dc.subject | Professoras | pt_BR |
dc.subject | Cuidar | pt_BR |
dc.title | Concepções de professoras de educação infantil acerca da função da creche | pt_BR |
dc.type | TCC | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | A pesquisa assenta-se nas concepção da professora de Educação Infantil acerca da função da creche. O referencial teórico que sustenta as discussões é o sociointeracionismo, representado neste trabalho por Henri Wallon. O objetivo é investigar as concepções de professoras de educação infantil acerca da função creche. A metodologia baseou-se no referencial qualitativo. A técnica utilizada para a produção dos dados consistiu em entrevista semiestruturada, enquanto os instrumentos utilizados na coleta dos dados constaram de um roteiro de entrevista semiestruturada e um gravador de voz. O campo de pesquisa foram duas instituições públicas municipais de Educação Infantil, e seus sujeitos duas professoras, cujos critérios de escolha foram ser efetiva na rede pública municipal de ensino, ser formada em Pedagogia e atuar na creche. Para a categorização e a análise dos dados segue-se a ordem dos objetivos específicos como macrocategorias. A análise dos dados demonstrou que as professoras têm uma visão positiva das crianças, organizam sua prática pedagógica de acordo com as orientações vigentes para essa etapa da educação e estão atentas à necessidade de estabelecer parceria com as famílias das crianças com as quais trabalham. Desse modo, tudo conduz a se acreditar que as professoras compreendem como função da creche o atendimento das necessidades de educação e cuidado das crianças pequenas. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | EDEI - Monografia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2015_tcc_cpsilveira.pdf | 1,07 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.