Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/37404
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Bodião, Idevaldo da Silva | - |
dc.contributor.author | Sousa, Cicera Aline Lopes de | - |
dc.date.accessioned | 2018-11-16T18:54:24Z | - |
dc.date.available | 2018-11-16T18:54:24Z | - |
dc.date.issued | 2015 | - |
dc.identifier.citation | Sousa, C. A. L.; Bodiao, I. S. (2015) | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/37404 | - |
dc.description | SOUSA, Cicera Aline Lopes de. A formação (inicial/ em serviço) de professores infantis Indígenas Pitaguary. 2015. 60f. –TCC (Monografia) - Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Educação, Curso de Especialização em Docência na Educação Infantil, Fortaleza (Ce), 2015. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Educação Infantil | pt_BR |
dc.subject | Formação de Professores Infantis Indígenas | pt_BR |
dc.subject | Formação Intercultural | pt_BR |
dc.title | A formação (inicial/ em serviço) de professores infantis Indígenas Pitaguary | pt_BR |
dc.type | TCC | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | A formação de professores infantis indígenas Pitaguary se apresenta como uma temática ainda nova. Já possuímos estudos na área da formação intercultural indígena, porém, há ainda poucos estudos dessa formação relativa à Educação Infantil. Nesse estudo, analisamos a evolução histórica da educação escolar indígena, os marcos legais, as primeiras iniciativas relacionadas à formação intercultural de professores, enfocando principalmente o Ceará. Explicitamos também a importância da Educação Infantil como primeira etapa da educação básica, com o objetivo do desenvolvimento integral da criança. Destacamos, ainda, estudos que ressaltam a importância da formação de professores infantis. Como parte desse percurso, foram utilizados documentos oficiais, publicações do Ministério da Educação, dentre outros. Objetivando perceber como vem sendo realizado a formação inicial/ em serviço desses professores da Educação Infantil, nas escolas diferenciadas indígenas Pitaguary (Maracanaú –CE). Para a obtenção dos dados, foi utilizada uma entrevista, a fim de que posteriormente pudéssemos analisar os dados obtidos a luz dos autores lidos. Percebemos destacar como principais dados obtidos, que a maioria dos pesquisados está em sala de aula, sem a formação inicial, tendo assim uma característica peculiar, de ser uma formação inicial e ao mesmo tempo em serviço, pois todos os professores já estão em sala de aula. Como também podemos perceber nas falas das pesquisadas que há um certo distanciamento entre a Educação Infantil e a Educação Diferenciada Indígena, principalmente no tocante a formação em que elas participaram. E a negação do ser indígena. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | EDEI - Monografia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2015_tcc_calsousa.pdf | 1,22 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.