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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorBodião, Idevaldo da Silva-
dc.contributor.authorSousa, Cicera Aline Lopes de-
dc.date.accessioned2018-11-16T18:54:24Z-
dc.date.available2018-11-16T18:54:24Z-
dc.date.issued2015-
dc.identifier.citationSousa, C. A. L.; Bodiao, I. S. (2015)pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/37404-
dc.descriptionSOUSA, Cicera Aline Lopes de. A formação (inicial/ em serviço) de professores infantis Indígenas Pitaguary. 2015. 60f. –TCC (Monografia) - Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Educação, Curso de Especialização em Docência na Educação Infantil, Fortaleza (Ce), 2015.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectEducação Infantilpt_BR
dc.subjectFormação de Professores Infantis Indígenaspt_BR
dc.subjectFormação Interculturalpt_BR
dc.titleA formação (inicial/ em serviço) de professores infantis Indígenas Pitaguarypt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.description.abstract-ptbrA formação de professores infantis indígenas Pitaguary se apresenta como uma temática ainda nova. Já possuímos estudos na área da formação intercultural indígena, porém, há ainda poucos estudos dessa formação relativa à Educação Infantil. Nesse estudo, analisamos a evolução histórica da educação escolar indígena, os marcos legais, as primeiras iniciativas relacionadas à formação intercultural de professores, enfocando principalmente o Ceará. Explicitamos também a importância da Educação Infantil como primeira etapa da educação básica, com o objetivo do desenvolvimento integral da criança. Destacamos, ainda, estudos que ressaltam a importância da formação de professores infantis. Como parte desse percurso, foram utilizados documentos oficiais, publicações do Ministério da Educação, dentre outros. Objetivando perceber como vem sendo realizado a formação inicial/ em serviço desses professores da Educação Infantil, nas escolas diferenciadas indígenas Pitaguary (Maracanaú –CE). Para a obtenção dos dados, foi utilizada uma entrevista, a fim de que posteriormente pudéssemos analisar os dados obtidos a luz dos autores lidos. Percebemos destacar como principais dados obtidos, que a maioria dos pesquisados está em sala de aula, sem a formação inicial, tendo assim uma característica peculiar, de ser uma formação inicial e ao mesmo tempo em serviço, pois todos os professores já estão em sala de aula. Como também podemos perceber nas falas das pesquisadas que há um certo distanciamento entre a Educação Infantil e a Educação Diferenciada Indígena, principalmente no tocante a formação em que elas participaram. E a negação do ser indígena.pt_BR
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