Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/37403
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorAraújo, Júlio-
dc.contributor.authorRodrigues, Beatriz da Silva-
dc.date.accessioned2018-11-16T18:54:18Z-
dc.date.available2018-11-16T18:54:18Z-
dc.date.issued2015-
dc.identifier.citationRodrigues, B. S.;Araújo, J. (2015)pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/37403-
dc.descriptionRODRIGUES, Beatriz da Silva. Os pais na escola e sua representação social sobre professora da educação infantil. 2015. 66f. –TCC (Monografia) - Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Educação, Curso de Especialização em Docência na Educação Infantil, Fortaleza (Ce), 2015.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectPais/responsáveis,pt_BR
dc.subjectRepresentação socialpt_BR
dc.subjectProfessora de criançaspt_BR
dc.titleOs pais na escola e sua representação social sobre professora da educação infantilpt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.description.abstract-ptbrEsta pesquisa, realizada em dois Centros de Educação Infantil de Fortaleza, teve como norteadoras as seguintes questões: a) como os pais ou responsáveis pelas crianças representam a professora de Educação Infantil ?; b) de que maneira os elementos dessa representação se encontram organizados e c) que sentidos essas organizações revelam? Em função dessas questões, os objetivos a serem alcançados consistiram em: a) analisar a representação que os pais e ou responsáveis pelas crianças constroem sobre professora da educação infantil, considerando a organização dos elementos dessa representação e os sentidos por ela revelados (objetivo geral); b) descrever a organização dos elementos das representações sociais, considerando os sistemas periférico e central dessas representações; c) compreender os sentidos que os elementos dessa representação revelam acerca do papel de professora de educação infantil (objetivos específicos). Para tanto, utilizamos como referencial teórico os estudos de Ariés (1978), Rosemberg (1989), Kramer (2007), Jobim e Souza (2007), Kuhlmann Jr. (2000), Fazolo (2012) e Cruz (2003) e documentos tais como a Constituição Federal de 1988 e a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional de 1996. Utilizamos ainda os estudos de Abric (2003) sobre as representações sociais. O instrumento metodológico utilizado foi a TALP (técnica de associação livre de palavras), juntamente com uma breve entrevista. Após a realização de tais procedimentos e da análise realizada, encontramos como achados da pesquisa os elementos centrais que definem a representação dos pais/responsáveis acerca do termo professora de crianças, sendo eles apontados, de um lado, para aspectos pessoais tais como: amor e paciência; de outro, para aspectos profissionais como: cuidar e educar. A partir de tais resultados, buscamos entender que as representações construídas pelos sujeitos estão intimamente relacionadas às variações culturais e sociais desses sujeitos. Com base nesses resultados, concluímos que a professora de crianças é vista pelos pais como profissional; no entanto, por ser uma tarefa profissional, esse exercício requer da professora o desenvolvimento da capacidade de saber lidar com a criança e com as situações em que estas estejam envolvidas dentro do ambiente educativo; deve possuir qualidades pessoais, tais como ser amorosa e paciente, para estar apta a cuidar e a educar as crianças pequenas; para isso, todavia, também é necessário estudar. Palavras-chave:pt_BR
Aparece nas coleções:EDEI - Monografia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_tcc_bsrodrigues.pdf1,06 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.