Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/37374
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorSilva, Francisco José Chaves da-
dc.contributor.authorBarboza, Marina Teotônio-
dc.date.accessioned2018-11-16T13:51:14Z-
dc.date.available2018-11-16T13:51:14Z-
dc.date.issued2015-
dc.identifier.citationBarboza, M. T.; Silva, F. J. C. (2015)pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/37374-
dc.descriptionBARBOZA, Marina Teotônio. Expressões e construções de sentidos através d aarte-educação: mediações pedagógicas na creche Manoel Candido Dantheias, em Quixadá-Ce. 2015. 51f. –TCC (Monografia) - Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Educação, Curso de Especialização em Docência em Educação Infantil, Polo Quixada (Ce), 2015.pt_BR
dc.description.abstractthis work, under the theme: Expressions and Constructions of Meaning Through Art - Children Under two Years of Age Childcare Manoel Candido Dantheias (Quixadá-Ce), mediated by educational interventions, has as main objective to study the importance of " artistic expressions "carried out by children under two years of age to their social-affective and cognitive development. Therefore, this monograph is composed of the relevance of "artistic expressions" and constructions of meaning through art, or more precisely the scribble (drawing, scribbling, traces) of painting and modeling in understanding the world, the development and cognitive communication of the children surveyed in the aforementioned nursery. The work was developed based on literature search on the said topic, coupled with observations and pedagogical work performed on whole classes composed of children from two years old the aforementioned nursery, followed by accounts given by the researcher as well as interviews with two teachers. Data analysis was based on the free design and the design mediated by the teacher / researcher as an educational tool with emphasis on socioemotional and cognitive training of the research subjects. This monographic work was theoretical basis authors, Cavalcanti, 1995; Moreira, 1995; MARTINS, 1998 BARBOSA, 1991; ORTIZ, 2012, exploiting the multiple universe of the themes of arts associated to interactions in education. Through the analysis of the data was possible signal toward the conclusions we do, through the same facilitate conversations about art activities for children during the school planning schedules of the nursery teachers, as well as reflections on the development of children, highlighting the subjectivity existing in their actions. We point out that daycare teachers must have sensitive eyes to children and its many forms of expression, in order to respect each child as a subject capable of producing arts as a result of this investigation.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectArtept_BR
dc.subjectDesenvolvimentopt_BR
dc.subjectCrechept_BR
dc.subjectArtpt_BR
dc.subjectDevelopment,pt_BR
dc.titleExpressões e construções de sentidos através da arte-educação: mediações pedagógicas na creche Manoel Candido Dantheias, em Quixadá-Ce.pt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.description.abstract-ptbrEste trabalho, sob o título: Expressões e Construções de Sentidos Através da Arte-Educação: Mediações Pedagógicas na Creche Manoel Cândido Dantheias (Quixadá-Ce), mediadas por intervenções pedagógicas, tem como principal objetivo pesquisar a importância das “expressões artísticas” realizadas por crianças de até dois anos de idade para os seus desenvolvimentos socioafetivos e cognitivos. Portanto, este estudo é composto da relevância das “expressões artísticas” e das construções de sentidos por meio da arte, ou mais precisamente da garatuja (desenho; rabiscos; traços) da pintura e da modelagem na compreensão de mundo, no desenvolvimento e na comunicação cognitiva das crianças pesquisadas na citada creche. O trabalho foi desenvolvido com base em pesquisa bibliográfica sobre o referido tema, associado às observações e intervenções pedagógicas realizadas nas turmas integrais compostas por crianças de dois anos de idade da já referida creche, seguido de relatos feitos pela pesquisadora, bem como de entrevistas realizadas com duas professoras. A análise dos dados tomou por base o desenho livre e o desenho mediado pela professora/pesquisadora enquanto instrumento pedagógico com ênfase na formação socioafetivo e cognitiva dos sujeitos da pesquisa. Este trabalho monográfico teve como embasamento teórico os autores, CAVALCANTI, 1995; MOREIRA, 1995; MARTINS, 1998, BARBOSA, 1991; ORTIZ, 2012, que exploram o universo múltiplo das temáticas das artes associadas às interações na educação. Mediante as análises dos dados foi possível sinalizar na direção das conclusões que fazemos, por intermédio das mesmas facilitar as conversas sobre atividades artísticas para crianças durante os horários de planejamento escolar das professoras da creche, bem como reflexões sobre o desenvolvimento das crianças, destacando a subjetividade existente em suas ações. Destacamos que professores de creches devem ter olhares sensíveis para com as crianças e suas variadas formas de expressão, a fim de respeitar cada criança enquanto sujeito capaz de produzir artes como resultado da presente investigação.pt_BR
Aparece nas coleções:EDEI - Monografia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_tcc_mtbarboza.pdf11,47 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.