Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/37373
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Dieb, Messias Holanda | - |
dc.contributor.author | Lima, Manuela Pinheiro de | - |
dc.date.accessioned | 2018-11-16T13:50:55Z | - |
dc.date.available | 2018-11-16T13:50:55Z | - |
dc.date.issued | 2015 | - |
dc.identifier.citation | Lima, M. P.; Dieb, M. H. (2015) | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/37373 | - |
dc.description | LIMA, Manuela Pinheiro de. Perfil docente do professor da pré-escola: um estudo sobre a realidade de Quixadá. 2015. 55f. –TCC (Monografia) - Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Educação, Curso de Especialização em Docência em Educação Infantil, Polo Quixada (Ce), 2015. | pt_BR |
dc.description.abstract | The present paper intends to perform a study about the child teachers profile in the city of Quixadá-CE. The individuals who participated in this study were from two childhood education centers. In all, six public school teachers from Quixadá participated, with whom we used the interview as a tool to build up data. In order to achieve the goals established, we used as theoretical background the researches of Freitas (1999), Gomes (2009), Leite (2011), Oliveira (2006), Bernard Charlot (2012) and others. The data, after they were analyzed, showed that the preschool teachers recognize the importance of teacher training as a way to improve their knowledge. Besides, the teachers reveal that this is a common practice in the city, through a state government program, for example Alfabetização na Idade Certa (Literacy at the right age) and publishers that have contributed to their formation. In this regard, it was concluded that, when training makes part of the educational policy and there are efforts to this end, the results on childhood education will be favorable, in view of the presence of qualified professionals and with technical competence to promote care and children education. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Educação Infantil | pt_BR |
dc.subject | Formação Profissional | pt_BR |
dc.subject | Docente | pt_BR |
dc.subject | Professional Training | pt_BR |
dc.subject | Teacher | pt_BR |
dc.title | Perfil docente do professor da pré-escola: um estudo sobre a realidade de Quixadá | pt_BR |
dc.type | TCC | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | O presente trabalho tem como objetivo fazer uma reflexão sobre o perfil dos professores da Educação Infantil no município de Quixadá-CE. Os sujeitos que participaram desta pesquisa foram de duas instituições de educação infantil. Ao todo, participaram seis professoras efetivas da rede pública do município de Quixadá-CE, com as quais utilizamos a entrevista como instrumento para construção de dados. Para o alcance de nosso objetivo, foram utilizados como apoio teórico os trabalhos de Freitas (1999), Gomes (2009), Leite (2011), Oliveira (2006), Bernard Charlot (2012), entre outros. Os dados, após serem analisados, mostram que as professoras da pré-escola reconhecem a importância da formação docente como forma de aprimorar os seus conhecimentos. Além disso, as docentes revelam que esta é uma prática do município, através do programa de governo estadual, a exemplo do Programa de Alfabetização na Idade Certa e de editoras que têm contribuído para suas formações. Nesse sentido, conclui-se que, quando a formação faz parte da política educacional e há um empreendimento para esse fim, os resultados da Educação Infantil serão favoráveis, tendo em vista a presença de profissionais habilitados e com competência técnica para promover o cuidar e o educar das crianças. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | EDEI - Monografia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2015_tcc_mplima.pdf | 526,06 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.