Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/37370
Tipo: | TCC |
Título: | Pratica docente |
Autor(es): | Ribeiro, Gizelli Martins |
Orientador: | Leitão, Fátima Maria Araújo Saboia |
Palavras-chave: | Práticas Pedagógicas;Educação Infantil;Professor de Educação Infantil;Desenvolvimento da Criança |
Data do documento: | 2015 |
Citação: | Ribeiro, G. M.; Leitão, F. M. A. S. (2015) |
Resumo: | Esta pesquisa tem como objetivo investigar a prática pedagógica do professor de Educação Infantil, buscando identificar as ações desenvolvidas que sejam importantes para o desenvolvimento e a aprendizagem das crianças. Os objetivos específicos são: caracterizar a prática pedagógica desenvolvida pelo professor de Educação Infantil, avaliar se a prática pedagógica desenvolvida está baseada em proposta pedagógica que siga as orientações das (DCNEI) (BRASIL, 2010), investigar a perspectiva do professor sobre sua prática pedagógica e compreender as concepções que embasam essa prática. A investigação se apoiou no Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil (RCNEI), nas Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil (DCNEI) e nas ideias de autores como Ariès (1981), Barbosa (2006), Muniz (1999), Oliveira (2007), Veiga (1992), Wallon (1992), Vygotsky (1992), dentre outros estudiosos que tratam do assunto. A pesquisa é de abordagem qualitativa e foi realizada com duas professoras da mesma turma do Infantil 3, de uma escola municipal. A coleta de dados constou da realização de entrevistas individuais semiestruturadas e observação da prática das professoras. As análises dos dados coletados revelam que as professoras desenvolvem suas práticas com ênfase na transmissão de conteúdos, realizando atividades repetidas, sem dar a devida importância para as brincadeiras e a interação, dois eixos importantes que norteiam as práticas pedagógicas da Educação Infantil, conforme determinam as Diretrizes Curriculares. Certamente tal prática é reflexo das concepções das professoras, que vêem a Educação Infantil com uma perspectiva preparatória para o Ensino Fundamental. A partir dessa realidade, faz-se necessário refletir sobre quais providências devem ser tomadas para desconstruir esses conceitos já ultrapassados, dando lugar a uma prática que vise promover o desenvolvimento integral das crianças. |
Abstract: | This research aims to investigate the pedagogical practice of early childhood education teacher seeking to identify the important actions taken for the development and learning of children. The specific objectives are: to characterize the pedagogical practice developed by early childhood education teacher, assess whether the developed pedagogical practice is based on pedagogical proposal that follows the guidelines (DCNEI). The research was based on the National Curriculum Reference for Early Childhood Education (RCNEI), the National Curriculum Guidelines for Early Childhood Education (DCNEI) and ideas of authors, such as Aries (1981), Barbosa (2006), Muniz (1999), Oliveira (2007), Veiga (1992), Wallon (1992), Vygotsky (1992), and other scholars. The research is a qualitative approach and was carried out with two teachers in the same class of a municipal school. The methodology consisted of conducting semi-structured individual interviews and observing the practice of the teachers. The analysis of the collected data shows that the teachers develop their practices with an emphasis on transmission of content, performing repeated activities, without giving appropriate importance to the games and interactions, two axes that guide the pedagogical practices of early childhood education, as determined by the Curricular Guidelines. Certainly this practice reflects the thinking of the teacher who sees early childhood education with a preparatory perspective for Elementary Education. From this fact, it is necessary to reflect on what steps should be taken to deconstruct these concepts outdated, giving way to a practice that aims to promote the integral development of children. |
Descrição: | RIBEIRO, Gizelli Martins. Práticas docentes na educação infantil. 2015. 120f. –TCC (Monografia) - Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Educação, Curso de Especialização em Educação Infantil, Fortaleza (Ce), 2015. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/37370 |
Aparece nas coleções: | EEI - Monografias |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2015_tcc_gmribeiro.pdf | 772,63 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.